Saúde

UBSs continuam atendimentos odontológicos durante a pandemia

As unidades estão priorizando os casos de urgência e emergência, além de auxiliar no atendimento à covid-19 com a realização de testes rápidos para covid-19

Correio Braziliense
postado em 13/08/2020 14:43 / atualizado em 13/08/2020 14:43
Atendimentos odontológicos ocorrem mesmo durante a pandemia -  (crédito: Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF)
Atendimentos odontológicos ocorrem mesmo durante a pandemia - (crédito: Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF)

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus e os riscos de contaminação durante os procedimentos, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os Centros de Especialidades Odontológicas continuam atendendo à população do Distrito Federal. De acordo com a Secretaria de Saúde (SES-DF), as unidades estão priorizando os casos de urgência e emergência para os atendimentos.

“O papel da Odontologia durante a pandemia da Covid-19 é continuar prestando assistência odontológica aos usuários do SUS, adequando sua forma de trabalho para atender de maneira segura mesmo diante desta pandemia”, informa a Referência Técnica Distrital (RTD) em Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Alessandra Fernandes de Castro.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) têm priorizado os atendimentos de urgência e emergência, visando minimizar ou evitar os riscos de agudização e agravamento das demandas odontológicas que necessitam de atendimento imediato. As equipes de saúde bucal também entregam os kits de higiene bucal e orientam os usuários quanto à importância da higienização bucal no combate à covid-19.

Nos Centros de Especialidades Odontológicas foram priorizados os atendimentos de emergências e urgências de média complexidade, dando suporte também para as unidades hospitalares. “Os serviços odontológicos terciários, como os das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) foram intensificados, aumentando a assistência aos pacientes já diagnosticados com a covid-19, minimizando os riscos de eventuais complicações por bactérias da cavidade bucal”, explica Alessandra.

Segundo ela, também houve aumento, após a pandemia, do serviço de trauma de face, da cirurgia bucomaxilofacial, que mantém os atendimentos de urgência e emergência de traumas.

Na UBS 1 da Asa Sul (612 Sul), os profissionais da odontologia continuam atendendo demanda espontânea e urgências odontológicas. Além disso, eles ajudam na realização de teste rápido para detecção da covid-19, coletam swab e auxiliam na demanda da sala de vacina.

Serviço

Para conseguir atendimento odontológico na rede pública de saúde, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Se houver necessidade, o especialista fará encaminhamento para tratamento na própria unidade ou em hospital.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação