Pandemia

HRT cria sala de acolhimento para familiares de pacientes com covid-19

O teleatendimento é um dos principais meios de auxílio devido ao distanciamento social para os parentes que vão ao hospital.

Correio Braziliense
postado em 13/08/2020 15:02 / atualizado em 13/08/2020 17:16
A sala de acolhimento psicossocial funciona todos os dias no hospital, das 7h às 19h -  (crédito: Ana Rayssa/Esp.CB/D.A Press - 22/1/15)
A sala de acolhimento psicossocial funciona todos os dias no hospital, das 7h às 19h - (crédito: Ana Rayssa/Esp.CB/D.A Press - 22/1/15)

O Hospital Regional de Taguatinga (HRT) criou uma sala de acolhimento psicossocial para os familiares de pacientes infectados pelo coronavírus como uma forma de suporte, neste momento de insegurança, medo e sentimento de impotência. Este atendimento está disponível todos os dias, das 7h às 19h.

A iniciativa é tocada por uma equipe composta por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e médicos, a fim de desenvolver um ambiente mais humano e acolhedor para os familiares durante a pandemia. O objetivo é favorecer a aproximação dos familiares com o paciente de maneira indireta, já que eles não podem ter acesso à área de isolamento.

No acolhimento, os profissionais desenvolveram várias ações para reduzir a distância e a insegurança vivida pelos pacientes e parentes. Entre elas, o teleatendimento aos familiares que buscam informações e para os internados conscientes que estão de posse de celular e já podem se comunicar. Além disso, videochamadas também são feitas na medida do possível, para aproximar mais os familiares dos acometidos pela doença, reduzindo as inseguranças e amenizando a saudade.

O acolhimento tem início quando o paciente com coronavírus é admitido no hospital. Além do suporte familiar, social e psicológico dos profissionais da área, um médico fica responsável por informar sobre a situação do paciente no boletim diário

O serviço disponibiliza ainda suporte à comunicação de más notícias, como piora do quadro clínico e tomada de decisões em relação a cuidados paliativos. Inclusive, acolhe o familiar que se dirigir ao hospital para receber a notícia do óbito, com todo o suporte psicológico e orientações sobre o processo de luto e alternativas ao sepultamento presencial.

A direção do HRT vê este atendimento como um legado pós-pandemia. No futuro, o acolhimento auxiliará pessoas próximas à pacientes oncológicos ou que estão em estado grave nas UTIs.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação