O Distrito Federal enfrenta o quinto mês da pandemia do novo coronavírus. Com mais de 130 mil casos confirmados e 1,7 mil mortes (leia reportagem na página 17), a capital passa pelo período chamado de platô, quando a quantidade de casos registradas diariamente atinge um teto e, posteriormente, começa a baixar. Entretanto, para que esse número apresente queda, é necessária a colaboração também da população, como reforçou o secretário de Saúde, Francisco Araújo Filho, que caracteriza o período atual como o mais crítico.
Na tarde de ontem, o secretário publicou um vídeo nas redes sociais, chamando a atenção da população. Segundo Francisco, é necessário que as pessoas obedeçam às orientações sanitárias. “É fundamental que a população, agora, comece a fazer mais ainda a sua parte”, frisou. Ele ressaltou que a responsabilidade do enfrentamento à covid-19 é de todos. “Todos podemos e devemos ser uma espécie de barreira para a não propagação do vírus”, alertou.
No vídeo divulgado, o secretário de Saúde orienta que as pessoas mantenham a higienização das mãos, com o uso do álcool em gel, usem máscaras e obedeçam ao distanciamento social. Segundo Francisco, as medidas são essenciais para proteger a própria vida e a do próximo.
Contratação
Para reforçar o atendimento nas unidades de saúde da capital, ontem, 42 enfermeiros foram nomeados para a Secretaria de Saúde. Apenas neste ano, a pasta contratou 1.106 profissionais. No total, são 824 médicos, 207 enfermeiros, 74 especialistas em saúde e um técnico da área.
Outra ação de enfrentamento à pandemia parte da força-tarefa do GDF contra a covid-19. Mais 484 mil estabelecimentos foram vistoriados desde o início da pandemia, e 75 mil pessoas receberam abordagens por não usarem máscaras. Ao todo, 199 lojas foram multadas e 1.396, interditadas. Em relação à falta de uso de proteção, 117 pessoas sofreram penalidade por descumprir a norma.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.