Pandemia

Auxiliar de enfermagem com 53 anos de secretaria morre de covid-19

José Pereira Novais, um dos funcionários mais antigos do Hmib, é descrito como alguém sempre disposto a trabalhar, colaborativo e alegre

Correio Braziliense
postado em 14/08/2020 16:53 / atualizado em 14/08/2020 16:53
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

O Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) perdeu um dos mais antigos funcionários para o novo coronavírus. José Pereira Novais, 74 anos, morreu por complicações da doença e deixou uma história de 53 anos como servidor da Secretaria de Saúde.

Auxiliar de enfermagem, ele faleceu na última quinta-feira (13/08). José Pereira era conhecido como “o grande” por amigos e pacientes, que guardam recordações de alguém que amava o trabalho. O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Distrito Federal (Sindate-DF) emitiu nota lamentando o óbito.

“É com imenso pesar que o Sindate-DF lamenta e se consterna com o falecimento do auxiliar de enfermagem José Pereira Novais, vítima da covid-19. Era um dos mais antigos do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), definido por amigos como um ser humano amável, cordial, competente e comprometido com o serviço público e com as pessoas”, detalha a nota.

O sindicato prestou solidariedade aos parentes, colegas e admiradores de José, afirmando que ele seguirá como “um exemplo de dedicação ao próximo”. A Secretaria de Saúde também prestou condolências.

“É com enorme pesar que lamentamos o falecimento do servidor José Pereira Novaes, vítima da covid-19, no Hospital São Mateus, no Cruzeiro. Os amigos e colegas de trabalho o descrevem como alguém sempre muito disposto a trabalhar, colaborativo, alegre, que adorava futebol. Deixará muitas saudades em todos”, declarou a pasta.

O último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde mostra que 4.687 profissionais da área já foram contaminados pelo novo coronavírus e 16 morreram. Ao todo, a doença tirou a vida de 1.756 pessoas no DF.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação