Vacina

Raiva: letalidade da doença é alta e animais devem ser vacinados

Doença pode gerar encefalite aguda capaz de levar as vítimas ao óbito em praticamente 100% dos casos: campanha de vacinação tem início este mês

Correio Braziliense
postado em 14/08/2020 17:07 / atualizado em 14/08/2020 17:07
A vacina a proteger os animais de estimação e a evitar que a doença se espalhe -  (crédito: Matheus Oliveira/SES-DF)
A vacina a proteger os animais de estimação e a evitar que a doença se espalhe - (crédito: Matheus Oliveira/SES-DF)

Dentre as doenças infecciosas de origem viral, a raiva está entre as mais preocupantes. Apesar de não haver casos de raiva em humanos, cães e gatos no Distrito Federal, ela é a única, em relação a seu alcance e ao número de vítimas, que pode gerar uma encefalite aguda capaz de levar as vítimas ao óbito em praticamente 100% dos casos. A doença acomete todas espécies de mamíferos, inclusive, seres humanos.

Presente na saliva de animais infectados, o vírus da raiva é transmitido, principalmente, por meio de mordeduras e, eventualmente, pela arranhadura e lambedura de mucosas ou pele lesionada. Um dos importantes pilares do programa de vigilância da raiva preconizado pelo Ministério da Saúde é a campanha anual de vacinação em cães e gatos, de modo a manter, no curto prazo, parcela significativa dessas populações imunes ao vírus. Essas campanhas foram iniciadas com a criação do Programa Nacional de Profilaxia da Raiva (PNPR) em 1973.

Para manter os animais imunizados, a campanha de vacinação contra raiva deste ano vai ocorrer na zona rural no dia 29 de agosto, em postos fixos e volantes localizados em unidades básicas de saúde (UBSs), escolas, residências, comércios e outros estabelecimentos. Já na zona urbana, a campanha será nos dias 12 e 26 de setembro e no dia 3 de outubro, por meio de postos fixos em UBSs, Núcleos de Inspeção Sanitária, escolas, comércios, postos policiais e outros estabelecimentos.

“Em cada posto haverá três ou mais servidores e outros participantes, a equipe será formada por servidores públicos e colaboradores de instituições públicas civis e militares. A equipe será distribuída conforme a densidade populacional estimada de cães e gatos da área”, destaca o médico veterinário da Vigilância Ambiental, Laurício Monteiro.

Neste ano, a vacinação da área rural será realizada em conjunto com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF) e colaboradores de instituições públicas civis e militares, através de estratégia decidida entre a Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) e a Emater.

A Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde receberá para a campanha um total de 270 mil doses de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde. Para cada dose, serão utilizadas uma seringa e uma agulha descartáveis.

Na área urbana serão 1.640 postos fixos de vacinação. O horário de atendimento ao público nos postos será das 9h às 17h. Na área rural, serão 200 postos (volante e fixo) distribuídos em 17 localidades.

Atualmente, estima-se que a população de cães e gatos em todo o Distrito Federal seja de 345.033, sendo 308.419 cães e 36.613 gatos. A expectativa é vacinar, pelo menos, 80% da população animal.

Sinais clínicos de raiva no cão

Quando contaminado com o vírus da raiva, o animal pode tornar-se agressivo, mordendo pessoas, animais e objetos, ou ficar triste, procurando lugares escuros. Um dos sintomas mais graves é a paralisia total, seguida de morte. Fique atento, caso:

O latido torne-se diferente do normal;
Fique de boca aberta e com muita salivação.
Recuse alimento ou água, tendo dificuldade de engolir (parecendo engasgado);
Perca a coordenação motora;
Passe a ter convulsões;
Passe a ter paralisia das patas traseiras.

Fui mordido, o que fazer?

Mesmo que o animal seja vacinado, é necessário:
Lavar imediatamente o ferimento com água e sabão em barra
Procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS);
Comunicar à Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde, pelo telefone (61) 2017-1342 ou ao Disque Saúde – 160 pelo e-mail: zoonosesdf@gmail.com.

Além disso, não matar o animal agressor. Deixá-lo em observação durante 10 dias, em local seguro, para não fugir nem atacar pessoas ou outros animais. Ele deve receber água e comida, normalmente. Durante a observação, verificar se apresenta algum sinal suspeito de raiva (alteração de comportamento). Caso não seja possível observar o animal em casa, encaminhá-lo ao canil da Gerência de Vigilância Ambiental Zoonoses (GVAZ), Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde, da Secretaria de Saúde.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação