Coronavírus

Número de mortos passa de 2 mil

Com 66 óbitos registrados ontem, a capital teve o maior registro de mortes pelo novo coronavírus em 24 horas. Desde o início da pandemia da covid-19, são 2.042 vítimas, sendo 1.869 moradores do Distrito Federal e 173 de outras unidades da Federação

Correio Braziliense
postado em 17/08/2020 21:35
 (crédito: Geovana Albuquerque/Agência Saúde)
(crédito: Geovana Albuquerque/Agência Saúde)

No quinto mês de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, o Distrito Federal ultrapassou a marca dos 2 mil mortos. Apenas ontem, a Secretaria de Saúde contabilizou 66 vítimas da doença, maior número em 24 horas. No total, são 1.869 moradores da capital e 173 de outras unidades da Federação que morreram em hospitais locais. Com as novas notificações, a quantidade de óbitos passou para 2.042. Além disso, o número de diagnósticos continua a subir e chegou a 138.735. Com a alta demanda de pacientes, há uma lista de espera com 16 pessoas por um leito de unidade de terapia intensiva (UTI).

Na segunda-feira, 2.268 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus. Apesar do número, que registra aumento diário, a Secretaria de Saúde considera que 118.443 pacientes estão recuperados da covid-19, ou seja, 86,8% do total de infectados. Com 17.338 diagnosticados, Ceilândia continua como a região administrativa de maior incidência da doença. Em seguida, aparecem Plano Piloto, com 11.296 notificações, e Taguatinga, com 10.543.

Apesar da quantidade expressiva registrada ontem, a Secretaria de Saúde explica que os óbitos aconteceram desde 25 de junho, mas foram contabilizados agora. Das vítimas, todas tinham mais de 30 anos, sendo que 11 não tinham comorbidades — outras doenças que agravam os sintomas da covid-19. Dessas, 62 moravam na capital e quatro em outras unidades da Federação. As regiões administrativas onde mais ocorreram óbitos foram Ceilândia (13) e Samambaia (7).

Em relação ao número de mortes, Ceilândia também lidera o ranking. Na cidade, 390 pessoas morreram devido à enfermidade. Em segundo lugar, está Taguatinga, com 191 vítimas, e Samambaia, com 163 óbitos. O Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) é a única cidade do DF onde não há registro de mortes devido ao novo coronavírus. Fercal (1) e Varjão (3) são as regiões administrativas com menos óbitos.

Atendimento
O crescimento diário de casos impacta diretamente a resposta do sistema hospitalar do Distrito Federal. Levantamento mais recente da Secretaria de Saúde mostra que 69,7% dos leitos de UTI exclusivos para o combate à covid-19 estão preenchidos. No total, são 507 pacientes internados e 771 vagas. Na rede privada, a sobrecarga é maior. A taxa de ocupação chega a 92,12%: 248 dos 274 leitos disponíveis têm pacientes.

Devido à demanda nas unidades de saúde, formou-se uma fila de espera de UTI na capital. Ao todo, segundo monitoramento da pasta, há 16 pessoas, com suspeita ou confirmação do novo coronavírus no DF, aguardando a liberação de uma vaga. Oito não estão internadas, e oito ocupam um leito, entretanto, precisam ser remanejadas para conseguir o tratamento adequado. Um dos pacientes aguarda a transferência há cinco dias. Segundo o sistema da pasta, ele está internado em uma UTI, mas teve piora do quadro e precisa ser transferido para outro tipo de leito. A recomendação da transferência foi feita pelos médicos em 12 de agosto, às 17h.

Para dar conta da demanda, a Secretaria de Saúde, desde o início da pandemia, investe na abertura de leitos de UTI. Neste mês, o Hospital de Campanha do Centro Médico da Polícia Militar começou a operar com 80 vagas. Na sexta-feira da semana passada, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobradinho inaugurou 20 leitos, com respiradores e suporte de hemodiálise para pacientes com a covid-19.

Testagem
As unidades básicas de saúde (UBSs) do Distrito Federal voltaram a fazer a testagem rápida da população para a detecção do novo coronavírus. O serviço passou a funcionar ontem, após a Secretaria de Saúde anunciar a compra de 50 mil exames. Além desse tipo, há a aplicação do RT-PCR (swab nasal).

Apesar da disponibilidade de testes, a Secretaria de Saúde ressalta que apenas pessoas que apresentarem sintomas da covid-19 devem passar pelo exame. Todos que procurarem as UBSs serão atendidos, avaliados e, posteriormente, caso necessário, passarão pela análise.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Audiência discute volta às aulas

O desembargador do TRT-10, Pedro Luis Vicentin Foltran, designou audiência de conciliação entre Ministério Público do Trabalho (MPT), Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal (Sinepe) e Governo do Distrito Federal, cumprindo determinação do corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O encontro será no próximo dia 20, às 14h30, por meio de teleconferência. A determinação do ministro Aloysio Corrêa decorreu de interposição de recurso do Sinepe na Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho. De acordo com o documento, a entidade alega que a suspensão do funcionamento das escolas ocasiona dano que afetará de forma grave as escolas particulares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação