Um concurseiro nota 10

Aos 11 anos, o pequeno Otavio Ferreira tem uma meta: ser promotor de Justiça. Em meio às brincadeiras da infância, consegue tempo para fazer lives nas redes sociais sobre direito, principalmente o penal

Lorena Pacheco
postado em 18/08/2020 22:29
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

“O concurseiro mais novo do Brasil”! O título é bem propício, afinal, Otavio Ferreira de Brito, tem apenas 11 anos. O pequeno morador de Águas Claras tem líquido e certo na cabeça que será promotor de Justiça. Mas não fica só na vontade, não. Quem acompanha Otavio, em seu perfil no Instagram (@otavionapromotoria), sabe que ele estuda, e muito, direito. Melhor ainda: acaba ensinando o que aprende em suas lives nas redes sociais.

Otavio é arrojado. Entrevista, ao vivo, profissionais da área do direito para saber mais sobre suas carreiras e ajuda seus quase mil seguidores com dicas para concursos públicos. A lista de convidados é extensa e inclui cargos como delegada, professores, juiz, agente, defensora e promotora.

O desejo pela carreira jurídica veio do exemplo do pai, Miqueias Ferreira, soldado da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), que também faz graduação em direito e estuda para concursos públicos. “Meu filho começou com essa ideia frequentando minhas aulas na faculdade de vez em quando, via meus livros e se interessou pelo assunto. Daí, expliquei para ele o trabalho de um promotor e ele começou a ler textos sobre, até artigos jurídicos. Otavio fez buscas de perfis da carreira na internet e começou a seguir nas redes sociais promotores e juízes, especialmente o promotor e professor de direito penal Rogério Sanches Cunha, de São Paulo. A filha pequena do promotor, Sophia, também faz lives explicando direito, então ele (Otávio) se inspirou.”

A partir dos 8 anos, Otavio começou a se dedicar aos estudos para prestar concurso público e ser promotor de Justiça no futuro. Mas nem sempre teve esse sonho: o menino já pensou em ser youtuber, cantor, ator e médico, como sua irmã mais velha (ele ainda tem uma irmã mais nova, de três anos), mas que agora será promotor “para ajudar o Brasil a ser menos corrupto, fazer justiça, e prender criminosos”, destaca o menino.

“Eu espero incentivar outras crianças e adolescentes a sempre estudar, correr atrás dos seus sonhos e seguir carreiras profissionais como a promotoria, fazer concursos, não só querer ser jogador de futebol, como a maioria, as pessoas precisam ver outras possibilidades”, diz o aspirante a servidor público ao blog Papo de Concurseiro (https://blogs.correiobraziliense.com.br/papodeconcurseiro). Para além dos estudos e do interesse por direito penal, Otavio também posta vários outros aspectos da vida pessoal nas redes, como fotos no parque com a família, tocando violão, divertindo-se com a irmã na praia.

Otavio é fã de direito penal e a maioria de suas dicas são sobre o assunto. Ele demonstra domínio da “linguagem youtuber” de fazer vídeos, interage com os seguidores, sabe fazer aquele joguinho de cintura enquanto o convidado não entra na live, promove seus vídeos, mas não deixa de dar um alô especial quando, por exemplo, sua avó participa nos comentários.

Primeiro “concurso”
E se engana quem pensa que vai demorar para Otavio concorrer a seu primeiro concurso público. Na verdade, isso já aconteceu! No ano passado, ele passou no processo seletivo para ingresso ao Colégio Militar Tiradentes, em Brasília, o qual tem muito orgulho de cursar o sexto ano do Ensino Fundamental. Ele conseguiu ingressar após passar por prova objetiva (com conteúdos de língua portuguesa e matemática), redação, entrevista, teste psicopedagógico, entrega de atestado médico admissional e ficha de saúde.

Segundo ele, apenas alguns amigos sabem de sua vocação e que eles, e os professores, o apoiam. “Acho bem legal essas autoridades todas aceitarem meu convite para as conversas nas lives que faço, é uma super oportunidade de aprender sobre a carreira deles”, comenta orgulhoso.

Segundo sua mãe, Lorena, os estudos sobre direito e as lives no Instagram são um hobby, e que ele faz tudo sem pressão. “A obrigação dele é o estudo, ele faz uma live quando está com tempo livre — nessa quarentena conseguiu fazer mais. Sabemos que hoje a ideia dele é essa, mas, se ele mudar de opinião depois, não tem problema. A gente incentiva, mas a nossa prioridade é a formação do caráter, a criação, a escola e os princípios cristãos. A gente incentiva Otavio a ser promotor, o pai dele corre atrás do que ele precisa, mas começou toda essa história por conta própria. Temos muito orgulho!”

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Estrela mirim

Sete horas após a publicação da reportagem de descoberta do aspirante mirim a promotor, no blog Papo de Concurseiro, do site de Concursos do Correio Braziliense, a tag “concurseiro de 11 anos” viralizou na internet, e Otavio passou de 910 seguidores para mais de 4.500! Nas redes sociais, muitas pessoas parabenizaram a iniciativa e desejaram ter tido o mesmo foco e perseverança desde tão cedo, outros acabaram criticando a atitude, argumentando que Otavio estaria “perdendo a infância” ao se dedicar para os estudos de direito e concurso para promotor.

Repercussão

Após a grande repercussão que a reportagem do blog teve com a história do jovem Otavio Brito, uma dúvida surgiu no mundo dos concurseiros: É possível fazer concurso ou assumir cargo público sendo menor de idade? O advogado especialista em concursos públicos Max Kolbe responde ao Correio. Segundo Kolbe, para concorrer a um concurso público de promotoria, Otavio teria de ser bacharel em direito e ter, no mínimo, após a conclusão da graduação, três anos de prática forense. “Ou seja, ele teria de primeiro conseguir entrar na faculdade sem ter concluído regularmente o ensino médio (o que é possível, já ganhamos ações assim); concluir o curso (que dura cinco anos); mais três anos de prática forense. Mas não existe idade mínima para isso. A própria lei que traz a idade mínima de 18 anos.”

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação