Pandemia

Pacientes tiveram sintomas antes do registro do 1º caso de covid-19 no DF

Edição especial de boletim da Codeplan apresenta comparativo entre dados oficiais e registros por data de sintomas e dia da morte

Jéssica Eufrásio
postado em 21/08/2020 18:36 / atualizado em 21/08/2020 19:19
 (crédito: Nicolas Asfouri/AFP)
(crédito: Nicolas Asfouri/AFP)

Em edição especial de boletim sobre a situação da covid-19 no Distrito Federal, a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) apresentou novos comparativos dos registros semanais associados à pandemia. Publicado nesta sexta-feira (21/8), o documento de 13 páginas mostra que pessoas infectadas pelo novo coronavírus apresentaram sintomas semanas antes da confirmação do primeiro caso.

Os dados levam em conta 29 semanas: de 26 de janeiro até 20 de agosto. O primeiro caso da covid-19 no DF foi notificado oficialmente em 5 de março. No entanto, entre 26 de janeiro e 7 de março, ao menos 229 pessoas diagnosticadas posteriormente haviam apresentado sintomas da doença. As informações do boletim são do Painel de Situação do Governo do Distrito Federal (GDF) e da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF).

Além disso, o documento revela que o DF registrou quedas nos casos de contaminação — quando consideradas a data dos primeiros sintomas ou da notificação do caso — bem como redução temporária no total de mortes semanais desde o início da fase de platô

Nesta semana, o número de casos novos diminuiu mais de 66%, segundo o estudo da companhia. Mas a taxa leva em conta dados de pacientes que apresentaram sintomas só de domingo (16/8) até quinta-feira (20/8). A quantidade de notificações oficiais no período também caiu, sendo 27,3% menor.

Mesmo assim, os números não representam, necessariamente, um cenário positivo ou de retração no avanço da doença. Eles podem sofrer variação positiva nas próximas semanas, à medida que mais pacientes procurarem serviços de saúde e novos diagnósticos para covid-19 forem contabilizados.

Mortes

Em relação às mortes, o total de notificações oficiais mantém tendência de subida. Enquanto de domingo (16/8) a quinta-feira (20/8) 96 pessoas perderam a vida, os órgãos oficiais confirmaram 262 mortes por covid-19 no mesmo período. A diferença decorre de registros dos óbitos que ocorreram em datas anteriores. 

O boletim destaca que as informações são para fins de comparação entre dois tipos de notificação adotados no Distrito Federal. Na quarta-feira (19/8), a Secretaria de Saúde informou que os dados divulgados a partir desta semana passariam por mudanças. O total de mortes informadas diariamente seria o referente às últimas 24 horas. Já os números compilados por data seriam apresentados de outra maneira a partir desta sexta-feira (21/8).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Estudo da Codeplan mostra evolução do número de mortes por covid-19 no DF
    Estudo da Codeplan mostra evolução do número de mortes por covid-19 no DF Foto: Codeplan/Divulgação
  • Estudo da Codeplan mostra evolução do número de mortes por covid-19 no DF
    Estudo da Codeplan mostra evolução do número de mortes por covid-19 no DF Foto: Codeplan/Divulgação
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação