Saúde

Hospital de Base oferece tratamento inédito para pés virados em adultos

A técnica, antes aplicada somente em crianças, começou a ser utilizada, pela primeira vez no mundo, em adultos no Hospital de Base do DF

Correio Braziliense
postado em 21/08/2020 20:38 / atualizado em 21/08/2020 20:38
 (crédito: Davidyson Damasceno/Agência IGESDF)
(crédito: Davidyson Damasceno/Agência IGESDF)

O médico ortopedista do Hospital de Base Davi Haje começou a aplicar um método, sem cirurgia e com o auxílio de gesso, para tratar adultos com má-formação nos pés. Até o momento, quatro pessoas apresentaram melhoras significativas. O procedimento era realizado apenas em crianças e considerado impossível obter resultado em indivíduos completamente desenvolvidos.

O técnica utilizada chama-se Ponseti e consiste em engessar os membros inferiores para remodelar os pés. A terapia, criada na década de 1960, era usada apenas em crianças com até 1 ano de vida.

O doutor Davi Haje fazia o tratamento em crianças e adolescentes, então, surgiu a ideia de aplicar o método em adultos. Segundo o ortopedista, os resultados com essa técnica são mais satisfatórios em relação à correção com cirurgia.

Primeiro caso

O procedimento considerado inédito para a idade adulta foi realizado pela primeira vez em uma adulta paciente com pé torto congênito. Daiana da Silva Nascimento, 26 anos, retirou o gesso em 24 de maio de 2019. Atualmente, ela vive normalmente, sem enfrentar mais as dificuldades da má-formação.

Como o serviço é novo no hospital, ainda está sendo estruturado o fluxo para recebimento dos pacientes. Inicialmente, eles precisam de encaminhamento de outra unidade de saúde. Depois, devem procurar a central de marcação do Hospital de Base.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Resultado do método
    Resultado do método Foto: Davidyson Damasceno/Agência IGESDF
  • O médico ortopedista Davi Haje foi pioneiro em aplicar o método com gesso em adultos.
    O médico ortopedista Davi Haje foi pioneiro em aplicar o método com gesso em adultos. Foto: Davidyson Damasceno/Agência IGESDF
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação