Brasília recebeu, pela segunda vez, o segundo maior cargueiro civil do mundo. O Antonov 124-100 decolou de Mumbai, na Índia, e fez duas paradas antes de aterrissar no Aeroporto Internacional de Brasília, na capital federal. O pouso ocorreu às 5h da madrugada desta segunda-feira (24/8).
O cargueiro trouxe 50 toneladas de equipamentos industriais de grandes dimensões para duas empresas privadas: a Brainfarma, uma das maiores fabricantes de medicamentos do Brasil, e a Cosmed, especialista na produção de produtos para a saúde como nutricionais e dermocosméticos. Os maquinários importados irão ampliar e modernizar os parques industriais das empresas, localizados em Anápolis (GO).
O avião chama a atenção pelo o tamanho e por ser uma visita rara. A capital federal recebeu a operação deste gigante em 2009, e somente nove anos depois, em setembro de 2018, a aeronave retornou a Brasília. Este ano, o cargueiro fez sua segunda aparição por aqui. No início de abril, o Antonov pousou no aeroporto brasiliense trazendo 40 toneladas de máscaras faciais para uma empresa privada.
A operação de descarga mudou a rotina do aeroporto administrado pela Inframerica e envolveu guindastes, equipamentos e equipes especializadas que foram empregadas na transferência das mercadorias da aeronave para caminhões.
O imponente cargueiro tem 65 metros de comprimento e 21 metros de altura até a ponta da cauda, possui 24 rodas, o que dá condições de pouso em diversos tipos de superfícies, tais como asfalto, terra, grama e neve. O avião é de fabricação soviética, mas de bandeira Ucraniana, e tem capacidade para transportar até 120 toneladas. A cabine de carga possui 1.050m³, o que comporta mais de 50 carros populares. A aeronave é especializada em transportar peças e equipamentos fora do padrão e de grandes dimensões.
A aeronave ficará em Brasília até esta terça-feira (25/8), quando seguirá para Campinas, São Paulo.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.