Adoção

Abrigo para animais comunitários é autorizado no DF: Veja como fazer

O GDF deve incentivar cursos e campanhas de conscientização aos cidadãos sobre o conceito de animais comunitários, como fazer os abrigos e sobre os direitos dos animais

Correio Braziliense
postado em 26/08/2020 11:20 / atualizado em 26/08/2020 11:20
O GDF deve desenvolver ações complementares à adoção comunitária -  (crédito:  Minervino Júnior/CB/DA.Press)
O GDF deve desenvolver ações complementares à adoção comunitária - (crédito: Minervino Júnior/CB/DA.Press)

A partir de agora, no DF, a população poderá fazer abrigos, comedouros e bebedouros em áreas públicas, escolas públicas e privadas, órgãos públicos e empresas públicas e privadas para animais comunitários. Os locais devem ser sinalizados com placa com a identificação: “Animais Comunitários”.

Para montar os abrigos em área privada ou de bem público de uso especial é necessária uma autorização prévia do responsável pelo local. Além disso, os itens para os animais comunitários não podem ser colocados de forma que irá prejudicar o trânsito de veículos e pessoas

Incentivo

O Governo do Distrito Federal (GDF) deve desenvolver ações complementares à adoção comunitária dessa nova medida, como: incentivar cursos e campanhas de conscientização aos cidadãos sobre o conceito de animais comunitários e os direitos dos animais.

Também é preciso fazer campanhas que conscientizem o público da necessidade de esterilização, de vacinação e de que maus-tratos e abandono do animal são práticas de crime ambiental.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação