Justiça

Justiça condena casa noturna por uso de imagem sem autorização de cliente

5º Juizado Especial Cível de Brasília determinou pagamento de multa de R$ 3 mil de indenização por danos morais por uso de imagem de cliente em rede social

Correio Braziliense
postado em 26/08/2020 19:33 / atualizado em 26/08/2020 19:33
 (crédito: Lucas Pacífico/CB/D.A Press)
(crédito: Lucas Pacífico/CB/D.A Press)

A Justiça do Distrito Federal condenou uma casa noturna de Brasília a pagar R$ 3 mil de indenização por danos morais e excluir da rede social uma publicação com foto de cliente que não autorizou o uso da imagem. A decisão foi do 5º Juizado Especial Cível de Brasília. Cabe recurso. 

Segundo a autora da ação, a casa noturna publicou uma foto da comemoração de seu aniversário, realizado no estabelecimento em agosto de 2019, sem o consentimento dos presentes e, por isso, a aniversariante pediu a retirada da foto e indenização. O estabelecimento foi citado na ação, mas não se manifestou nos autos.

Na decisão, a juíza ressaltou que o direito à imagem é fundamental e protegido pela Constituição. “No que diz respeito à retirada da imagem da rede social da ré, verifico que, por se tratar de publicação com finalidade de lucro, o pedido merece prosperar”, afirmou a juíza, sentenciando o estabelecimento a retirar a publicação em até cinco dias”, diz.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação