PANDEMIA

DF registra umidade abaixo dos 12% e pode entrar em estado de emergência

Caso o nível de umidade se repita nesta quinta-feira (27/8), o alerta será emitido pela Defesa Civil

Correio Braziliense
postado em 26/08/2020 20:34 / atualizado em 26/08/2020 20:34
 (crédito: Ed Alves /CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves /CB/D.A Press)

O Distrito Federal pode entrar em estado de emergência devido ao tempo seco. De acordo com a Defesa Civil, nesta quarta-feira (26/8), a umidade relativa do ar na capital ficou abaixo dos 12%. Caso o índice se repita nesta quinta-feira (27/8), o nível de alerta será alcançado.

Além do estado de emergência, há outros níveis de alerta provocados pelo tempo seco. Caso a umidade relativa do ar fique entre 20% e 30% por cinco dias, o quadro é considerado de atenção. Se o índice ficar abaixo dos 20% por três dias, o cenário é de alerta.

Quem tiver interesse em receber alertas sobre a umidade relativa do ar no Distrito Federal, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) para a Defesa Civil. É necessário enviar o CEP da residência para o número 40199.

Recomendações

A intensidade do tempo seco pode ser prejudicial à saúde. Para minimizar esses impactos, a Defesa Civil faz uma série de recomendações. Confira:

-Lavar as mãos com frequência e evitar colocá-las na boca e no nariz;

-Manter o corpo sempre bem hidratado. O ideal é ingerir água, mesmo sem sentir sede. Na hora do lanche ou da sobremesa, por exemplo, dar preferência a frutas ricas em líquidos, como melancia, melão e banana.

Idosos, crianças e pessoas doentes precisam de atenção especial;

-Aplicar soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar ressecamento;

-Evitar praticar atividades físicas ao ar livre entre 10h e 17h;

-Usar produtos para hidratar a pele do rosto e do corpo, pelo menos depois do banho e na hora de deitar;

-Usar chapéus e óculos escuros para se proteger do sol;

-Colocar toalhas molhadas, recipientes com água ou vaporizadores nos quartos, na hora de dormir;

-Evitar aglomerações e permanência prolongada em ambientes fechados ou com ar condicionado;

-Manter a casa sempre limpa e arejada, pois o tempo seco aumenta a concentração de ácaros, fungos e de poeira em móveis, cortinas e carpetes;

-Não queime lixo e nem provoque queimadas por descuido ou desatenção.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação