Aprendizagem

Curso on-line Reage Brasília promove oportunidade de desenvolvimento em gestão para empresários

Empresários precisam de planejamento e mudança de comportamento para superar crise provocada pela pandemia da covid-19. Inscrições estão abertas e encontros começam em 22 de setembro

Camila de Magalhães
postado em 27/08/2020 17:03 / atualizado em 22/09/2020 11:02
Projeto Reage Brasília foca no potencial dos micro e pequenos negócios para reerguer a economia local -  (crédito: Freepik/Divulgação)
Projeto Reage Brasília foca no potencial dos micro e pequenos negócios para reerguer a economia local - (crédito: Freepik/Divulgação)

Com o isolamento social exigido pelo cenário de pandemia no Distrito Federal, muitas empresas sentiram o impacto no bolso, gerando a necessidade de dispensa de funcionários, o que levou a cerca de 47 mil pessoas desempregadas. São milhares de famílias enfrentando dificuldades para comer, pagar as contas, cuidar da saúde etc. A maioria dos empregos perdidos eram de micro e pequenas empresas do setor de comércio e serviços, um dos mais impactados pela baixa circulação de pessoas nas ruas.

Para ajudar a reerguer negócios e movimentar novamente a economia local com mais empregos, a Fundação Assis Chateaubriand, junto com a Associação dos Jovens Empresários do Distrito Federal (AJE-DF), lançou uma jornada de aprendizagem online, a Reage Brasília. A iniciativa conta com parceria do Sebrae e apoio do Correio Braziliense, Líderes do Brasil, Famicro e Cufa-DF.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link www.reagebrasilia.com.br Os encontros online começam em 22 de setembro e seguem até 27 de novembro.

Inovando para sair da crise

A ideia do curso Reage Brasília é apoiar donos de micro e pequenos negócios para que desenvolvam habilidades comportamentais e técnicas inovadoras de gestão para vencer a crise e tornar seus negócios mais lucrativos e resilientes. Tudo isso com a ajuda de uma equipe de mentores, orientadores de projetos e facilitadores com vasta experiência no mercado.

“Acreditamos na educação empreendedora como uma ferramenta importante para o empoderamento, geração de renda e transformação social. Qualificando empresários da cidade para terem um olhar diferenciado para os negócios, possibilitamos salvar empregos e impactamos vidas de milhares de famílias”, destaca Leandro Nascimento, membro da equipe da Fundação Assis Chateaubriand e um dos idealizadores da Reage Brasília.

Adaptação é um desafio

Na avaliação de Ronan Pires, presidente da AJE-DF, o empreendedor brasiliense tem um grande desafio pela frente que é adaptar o seu modelo de negócio devido à mudança de comportamento do cliente. “O pós-pandemia exige dos empresários um novo planejamento estratégico para chegar até o cliente final. A remodelagem dos negócios tradicionais com o uso da tecnologia está sendo a primeira fase desta transformação”, observa.

Para ele, é preciso que os empresários busquem orientação em busca de novas ferramentas de gestão para seus negócios. “O Reage Brasília chega em um momento em que o empresário necessita de auxílio para estudar as novas tendências e sentir este novo comportamento do cliente, para identificar as novas necessidades, entre outros detalhes. Esse estudo exige do empresário o conhecimento para aplicar as ferramentas de análise de mercado e de gestão estratégica. E o Reage Brasília será o condutor deste processo, para o que o empresário e empreendedor possam saber utilizar as melhores ferramentas de gestão para tomada de decisão”, explica.

Receita para o sucesso

O planejamento e a mudança de comportamento são duas ações necessárias para o sucesso nos negócios, ressalta Ronan. Segundo ele, o planejamento ajuda os empresários no direcionamento para onde ir. “Sem planejamento, é como não saber qual o caminho que se deve seguir. Já a mudança de comportamento nos disciplina a aplicar as ferramentas de forma assertiva na gestão estratégica do negócio e no esforço que deve ser empregado para alcançar os objetivos planejados”, complementa.

Campanha Ajude a salvar empregos

Para possibilitar que mais empresários de pequenos negócios tenham acesso a essa jornada de aprendizagem e assim se preparem para abrir vagas de trabalho, a Fundação Assis Chateaubriand e a AJE-DF lançaram a campanha Ajude a salvar empregos. As doações visam diminuir os custos dos participantes no Reage Brasília. Para doar, acesse aqui.


Jornada online Reage Brasília

Inscrições até 17 de setembro pelo link www.reagebrasilia.com.br

Período do curso: 22 de setembro a 27 de novembro de 2020

Quem pode participar: empresários de micro e pequenos negócios com dificuldades financeiras e que necessitem desenvolver habilidades de liderança e gestão.

Valores promocionais para assinantes do Correio Braziliense e associados AJE-DF, Fecomércio, Líderes do Brasil, Famicro, Cufa-DF.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação