céu

Arquitetura de Brasília favorece a visualização da lua cheia; outra só em outubro

Primeira semana de setembro será marcada por lua cheia, que combina com o céu e a arquitetura da capital federal. Um motivo a mais para abrir a janela e contemplar essa maravilha do universo

Thais Umbelino
postado em 02/09/2020 06:00 / atualizado em 02/09/2020 09:37
 (crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press                 )
(crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press )

Após 29 dias de espera, os amantes da lua cheia se preparam para contemplar o astro na primeira semana de setembro. A fase completa da lua acontece nesta quarta-feira (2/9), às 2h22, e pode ser admirada em diversos pontos da capital. Isso porque Brasília possui uma arquitetura favorável que ajuda na visualização do astro. É o que explica o arquiteto Miguel Gustavo Almeida. “Esse Planalto Central nos permite a visão de horizonte na maior parte da cidade. Como a altura dos prédios é controlada pelos órgãos competentes, na hora de construir e aprovar o projeto, isso ajuda para que a gente tenha essa visão de horizonte prolongada de vários pontos da cidade”, explicou.


A posição em que a lua se encontra em relação a Terra possibilita características específicas da Lua cheia, como a grande incidência de luz e o formato dela. “A Lua cheia nada mais é do que quando o astro está em oposição a Terra com relação ao Sol e assim toda a face dele é iluminada. Dessa forma a gente consegue ver completamente a Lua”, explicou o professor de ciências naturais, com especialização em astronomia e mestrado em ensino de ciência, Adriano Leonês.


A coloração mais amarelada também chama a atenção, mas, segundo o especialista, acontece apenas em um determinado horário. “Esse tom ocorre um pouco depois do Sol se pôr e antes do amanhecer, momento em que a lua está mais baixa. Esse efeito óptico ocorre devido a luminosidade do sol que atravessa a atmosfera. Mas ao longo da noite, vemos ela mais alta e com um tom mais claro e branco, característico dessa fase da lua”, descreveu Adriano.
Na agricultura, dizem que esta fase lunar é caracterizada pelo momento em que a seiva das plantas se encontra em maior quantidade, principalmente nos galhos, folhas, frutos e flores. “Quando a

lua e o sol estão alinhados a atração gravitacional deles é maior, o que aumenta o efeito na massa marítima. Além da agricultura, onde dizem que os frutos e plantas estão mais hidratados, tem-se efeito nos mares e a consequência são as marés altas”, apontou o professor.

Crenças

A ligação da Lua com os seres humanos se dá ao longo da história da humanidade, desde quando os homens a relacionavam com divindades, na cultura popular e na marcação do tempo. O fascínio pelo satélite vizinho resiste ao longo dos séculos e, ainda hoje, há algumas crenças quando a lua atinge a sua fase total. Há quem diga que ela afeta o comportamento dos seres humanos, no crescimento do cabelo, no humor das pessoas, na gestação e até mesmo no ciclo menstrual da mulher.


Jéssica Behrens, 28 anos, estudiosa do ciclo lunar há 16 anos, explicou que o período da Lua cheia representa ápice do período da mulher. “Está ligado à prosperidade, abundância, fertilidade, plenitude, satisfação e o exacerbamento das emoções”. Jéssica começou a estudar sobre a magia natural e os ciclos lunares em 2008, mas 10 anos depois foi quando decidiu, ao lado da a irmã, Camila Behrens, 26, abrir uma comunidade e escola on-line para compartilhar práticas e saberes com outras mulheres. “A Rituar começou com uma página no Instagram que se tornou um movimento de magia natural e sagrado feminino. Hoje possui uma comunidade e escola on-line exclusivamente feminina de Iniciação às Forças Mágicas e Medicinais da Natureza, que já conta com mais de 300 alunas em seis países diferentes”, disse.


Para ela, cada fase da Lua é importante e tem um papel específico. Além da contemplação e energia advinda do astro, Jéssica entende que o ciclo lunar traz um importante ensinamento para a sociedade. “Quando se começa a perceber a Lua, entende-se que ela é cíclica, e que assim como a vida, tem a fase do crescimento, do ápice, da decadência e da morte. É muito importante a gente introjetar esse conhecimento. Nós também somos parte disso, também temos um ciclo”, observou.
A Lua influencia totalmente a maneira que a estudante Luiza Christine Lima, 22, enxerga a vida. “Sempre cultivei meu lado sensitivo, e me sinto muito conectada à natureza em geral.

Especificamente com a Lua sinto que as diferentes fases me influenciam de formas únicas. Minha fase preferida é a Lua nova, acredito muito no poder de recomeços e na força que essa fase me traz. Sempre que possível, paro para olhar o céu e contemplá-la — ver que existe algo tão grande é muito especial”, definiu.


Para ajudar em tarefas e planos durante o ano, ela costuma fazer alguns rituais lunáticos. “Na Lua nova, gosto de construir um mapa mental que me guiará por todo o mês. Na Lua minguante, agradeço pelas metas atingidas. Desde que sou pequena, também, minha mãe me leva para cortar o cabelo na Lua nova, crescente ou cheia, nunca minguante. E, ao longo dos anos, percebi que faz todo o sentido. Se a Lua influencia até as marés, por que não nós?”, acrescentou.
Um dos momentos especiais, foi quando o parceiro lhe pediu em namoro sob o luar. “Foi inesquecível”, definiu Luiza. Hoje costumam ir juntos contemplar o astro. “Sou fã assumida de Brasília, acho que é uma cidade de estética perfeita e todos os lugares são propícios para contemplá-la, mas sem dúvidas a Chapada dos Veadeiros é o meu lugar preferido para ver a lua”, relatou.

 

Você sabia?

As fases da Lua referem-se a variação da posição em relação à Terra e ao Sol.
O ciclo completo, denominado lunação, para a o satélite dar um giro completo na terra leva pouco mais de 29 dias. Assim, durante o mês, tem-se, a cada sete dias a oito, diferentes fases da lua.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Jéssica e Camila estudam ciclo lunar e abriram, em 2018, uma comunidade e escola on-line para compartilhar suas práticas e saberes com outras mulheres
    Jéssica e Camila estudam ciclo lunar e abriram, em 2018, uma comunidade e escola on-line para compartilhar suas práticas e saberes com outras mulheres Foto: Minervino Júnior/CB/D.A Press
  • Lua Cheia no DF em 1º/8
    Lua Cheia no DF em 1º/8 Foto: Minervino Júnior/CB/D.A Press
  • Empreendedoras do Rituar, irmãs estudam as fases da Lua. Na Foto Jéssica Behrens e, Camila Behrens.
    Empreendedoras do Rituar, irmãs estudam as fases da Lua. Na Foto Jéssica Behrens e, Camila Behrens. Foto: Minervino Júnior/CB/D.A Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação