Limpeza urbana

Cooperativas retomam serviço de triagem de lixo no DF

Serviço de triagem de lixo foi regularizado, com aprovação de planos de prevenção de risco e segurança

Correio Braziliense
postado em 03/09/2020 11:50
 (crédito: Sinclair Maia/Esp. CB/D.A Press)
(crédito: Sinclair Maia/Esp. CB/D.A Press)

As quatro cooperativas de catadores de lixo que ainda não tinham retomado o serviço de triagem de lixo voltaram -- Renove, Cooperlimpo, Cataguar e Apcorc --  à ativa nesta semana. O serviço foi suspenso em março, devido à pandemia de coronavírus. Elas atuam nas Usinas de Tratamento Mecânico e Biológico (UTMB) do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

A Renove, que atua na usina da Asa Sul, voltou ao trabalho em 25 de agosto. No mesmo local, trabalha a Cooperlimpo, que retomou as atividades na segunda-feira (31/8). As cooperativas Cataguar e Apcorc, que fazem a triagem na usina de Ceilândia, também retornaram ao serviço na segunda-feira. Todas precisaram fazer uma capacitação com servidores do SLU.

Os catadores precisam, agora, usar equipamentos de proteção individual (EPIs), ao fazer a triagem do lixo coletado. De acordo com a presidente da cooperativa Renove, Eva Barros, os catadores estão divididos em dois grupos - um trabalha pela manhã e o outro à tarde, de forma alternada, para maior segurança dos trabalhadores.

Desde junho, com autorização do Governo do Distrito Federal (GDF), cooperativas puderam retornar às atividades. Contudo, a autorização estava condicionada à aprovação do plano de prevenção de risco e segurança por cada uma delas. Desta forma, as cooperativas retomaram as atividades gradualmente, conforme conseguiam aprovação.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação