Eixo capital

Ana Maria Campos
postado em 03/09/2020 21:38 / atualizado em 03/09/2020 22:37
 (crédito: Ana Rayssa/CB/D.A Press)
(crédito: Ana Rayssa/CB/D.A Press)

Ibaneis elogia Bolsonaro e descarta candidatura presidencial

O governador Ibaneis Rocha (MDB), por ora, tirou o time de campo na disputa presidencial. Apesar de estar no primeiro mandato, ele não vai cair no mesmo erro de outros políticos que se colocaram nessa posição sem lastro, como o governador afastado do Rio, Wilson Witzel (PSC), o breve. Em entrevista ao Correio, publicada ontem, Ibaneis fez o caminho inverso. Elogiou o presidente Jair Bolsonaro e descartou candidatura contra ele. Eu acho que o Bolsonaro está muito bem, e digo isso desde o ano passado”, afirmou aos jornalistas Alexandre de Paula e Denise Rothenburg. “O presidente está bem colocado nas pesquisas e está com um trabalho muito bem-feito em plena pandemia, em especial no que se diz respeito às pessoas mais pobres. Falo isso porque conheço o Nordeste, conheço o pensamento”, acrescentou. Assim é a política. O momento é esse. Mas tudo pode mudar, inclusive nada.


2022 é logo ali

O ex-deputado Alberto Fraga (DEM-DF) andava sumido da política local. Mas voltou batendo forte em video distribuído nas redes sociais. O assunto são as denúncias relacionadas à compra de testes para covid-19. “Brasília não merece conviver com tanta roubalheira”, postou Fraga, que concorreu ao Palácio do Buriti em 2018.


A festa vai continuar

Mesmo diante do quadro de pandemia, a edição 2020 do Prêmio Engenho de Comunicação — O Dia em que o Jornalista Vira Notícia vai ocorrer, em novembro. A programação foi retomada e, segundo a idealizadora da premiação e presidente do Prêmio Engenho, Kátia Cubel, este ano traz particularidades para o Jornalismo, como a importância das notícias em tempos de pandemia e de fake news e o aumento das agressões de todos os tipos à Imprensa e aos jornalistas. “Vamos fazer uma cerimônia de premiação presencial, como é a tradição do Prêmio Engenho, mas com todas as medidas sanitárias necessárias para a proteção de todos”, informa Kátia Cubel.


Sondagem para mudanças

Subsecretário de Assuntos Parlamentares de Roriz e de Rollemberg, José Flávio Oliveira é cotado para o mesmo cargo no governo de Ibaneis Rocha. Ele foi sondado por deputados do chamado centrão que têm resistência ao titular atual, Bispo Renato Andrade. O problema é a pandemia. José Flávio é diabético e fez cirurgia bariátrica, grupo de risco. Atualmente faz home office no gabinete do deputado distrital Roosevelt Villela (PSB). Mas, como articulador político, terá de estar presente. O tête-à-tête com distritais é fundamental. Ninguém negocia por WhatsApp.


Mesmos interesses

O problema do centrão brasiliense com o Bispo Renato Andrade é a concorrência. Ex-deputado distrital sonha com o retorno à Câmara Legislativa e é visto como um adversário pelos deputados com quem precisa lidar para aprovar projetos do interesse do Executivo.

 

Aumento de policiais e bombeiros vai à votação na Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), marcou para 14 de setembro a votação da Medida Provisória 971, que trata do reajuste de 8% para policiais civis e militares e integrantes do Corpo de Bombeiros do DF. A MP foi editada em 26 de maio e vence em 22 de setembro. Se não for votada até lá, vai caducar, ou seja, perder a eficácia. O relator é o deputado Luis Miranda (DEM-DF). O aumento é retroativo a janeiro. Está em estudo a possibilidade de incluir no relatório a criação de um Fundo de Saúde para a Polícia Civil do DF, no formato do que já existe para bombeiros e policiais militares. Depois da votação na Câmara, a MP vai ao Senado com prazo apertado para aprovação. Quem vai ser o padrinho entre os senadores?

 

Contas de Ibaneis na pauta

O Tribunal de Contas do DF vai apreciar em 19 de outubro as contas do primeiro ano do governo de Ibaneis Rocha. O conselheiro Manoel de Andrade é o relator.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação