Segurança

Catedral passa pelo primeiro processo de descontaminação desde o início da pandemia

Descontaminação visa prevenir a propagação da covid-19 e garantir maior segurança aos frequentadores da igreja

Samara Schwingel
postado em 04/09/2020 06:00
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida passou, nesta quinta-feira (3/9), pela primeira vez depois do início da pandemia do novo coronavírus, por um processo de descontaminação. A ação, realizada por integrantes do Comando Conjunto do Planalto das Forças Armadas, visa prevenir mais infecções por covid-19, além de garantir maior segurança para quem frequenta o local. Os militares contaram com apoio da Marinha e do Exército.


Dez militares participaram do processo, que começou por volta das 8h e durou cerca de uma hora. Para a higienização do local, os agentes utilizaram um produto à base de hipoclorito e o espalharam pelo salão do templo. Além de realizarem a descontaminação, os militares também instruíram a equipe de limpeza da Catedral, assim, estes poderão fazer as próximas higienizações.


De acordo com o porta-voz do Comando Conjunto do Planalto, coronel Boa Ventura, é importante que os responsáveis pelo local saibam como higienizá-lo corretamente. “Nossa equipe atua em diversos locais do DF, no Entorno e nos estados de Goiás e Tocantins, além do Triângulo Mineiro. São muitos pontos. Por isso, disponibilizamos a fórmula do produto utilizado e a técnica de limpeza para que os lugares não dependam exclusivamente de nós”, explica.


A jornalista Caliana Mesquita, 35 anos, mora em Ilhéus (BA) e está em Brasília a trabalho. Saindo de uma reunião, resolveu passar pela Catedral e, ao ver a ação, reconheceu os esforços da equipe. “São ações como esta que esperamos do governo federal e local. Isso mostra que estão preocupados com o bem-estar dos cidadãos brasileiros”, afirma.


O padre João Firmino, responsável pela Catedral de Brasília, acompanhou a força-tarefa. Segundo ele, a descontaminação veio em um bom momento, pois o número de visitantes da igreja aumenta a cada semana. “Nos dias úteis, a maioria é de turistas ou indivíduos que trabalham por perto do templo. Então, acredito que o fluxo seja de 20 a 50 pessoas, no total”, explica.


Porém, durante os fins de semana, o padre acredita que cerca de 80 pessoas visitem o local. “Cumprindo as medidas de segurança e distanciamento social, temos espaço para 120 fiéis, tranquilamente. Mesmo assim, fico feliz de termos, finalmente, recebido a higienização adequada”.


Mesmo com a limpeza, o coronel Boa Ventura ressalta que é importante que os visitantes e funcionários do local não se esqueçam dos outros protocolos de segurança. “É imprescindível que todos continuem seguindo os outros cuidados, como uso das máscaras, álcool em gel e distanciamento social”, diz.

Mais 32 mortes

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal contabilizou mais 32 mortes pela covid-19. O dado foi divulgado, ontem, no boletim epidemiológico da pasta, que também registrou mais 1.254 novas ocorrências da doença.


Do total das vítimas notificadas, 31 residiam no DF e uma morava em Planaltina de Goiás. Com os registros, ao todo, 165.903 pessoas foram contaminadas pelo vírus e outras 2.641 perderam a vida por complicações da infecção. Das vítimas recentes, 19 eram mulheres e 13, homens. A maioria apresentava comorbidades. Ceilândia teve o maior número de mortes (7), seguida por Samambaia (5) e Santa Maria (4).


Em relação à quantidade de contaminados por região administrativa, Ceilândia lidera o ranking com 20.430 infectados. Taguatinga aparece em seguida, com 13.372 ocorrências da doença, seguida pelo Plano Piloto, com 13.247 casos.

(Colaborou Cibele Moreira)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
  • Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
  • Dez militares participaram da descontaminação na Catedral. Agentes utilizaram no salão da igreja produto à base de hipoclorito
    Dez militares participaram da descontaminação na Catedral. Agentes utilizaram no salão da igreja produto à base de hipoclorito Foto: Ed Alves/CB/D.A Press

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação