URBANISMO

Ocupações irregulares no Cruzeiro, Noroeste e Riacho Fundo 2 são removidas

Ações de fiscalização do DF Legal ocorreram no Cruzeiro Velho, Noroeste e Riacho Fundo 2 a partir de denúncias de invasões de áreas públicas

Correio Braziliense
postado em 05/09/2020 21:36 / atualizado em 05/09/2020 21:36
 (crédito: DF Legal/Divulgação)
(crédito: DF Legal/Divulgação)

A secretaria DF Legal removeu construções irregulares em áreas públicas neste sábado (5/9). A operação, chamada Pronto Emprego, atuou no Cruzeiro Velho, Riacho Fundo 2 e Noroeste. O objetivo da pasta é dar resposta rápida, no prazo de 72 horas, a denúncias recebidas de ocupações ilegais.

No Cruzeiro, o proprietário de uma casa estava expandindo o muro de sua casa até o beco, localizado na Quadra 7. Ao ser notificado pelos agentes, o morador pediu que os operários da obra retirassem a estrutura que já haviam erguido.

Situação similar foi observada no Riacho Fundo 2, onde um morador avançou sobre área pública com uma grade. Como tinha o equipamento necessário, ele próprio fez a remoção da estrutura.

Moradores do Noroeste foram denunciados por construírem um “parque para cães”, sem autorização do governo. Ao chegar ao local, no entanto, os agentes constataram que a estrutura já havia sido retirada por iniciativa dos próprios vizinhos.

A operação visa minimizar os impactos sociais, políticos e financeiros, tanto para os órgãos de fiscalização, quanto para os infratores. A intenção da pasta é que haja equipes em todas as regiões administrativas do Distrito Federal, atuando em tempo real. Para isso, a secretaria está desenvolvendo um protocolo de ação junto à Secretaria de Segurança.

A DF Legal atua na remoção de casas e barracos desabitados, cercamentos, bases para construção, muros, caixas d'água irregulares, cisternas, poços, entre outras edificações ilegais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação