Astronomia

Ocultação de Marte pela Lua terá transmissão ao vivo; acompanhe

Observatório Nacional fará a retransmissão ao vivo do momento em que a Lua ocultará Marte. Antes do fenômeno, brasilienses admiravam o brilho intenso e tons avermelhados do satélite da Terra

Correio Braziliense
postado em 05/09/2020 23:34 / atualizado em 06/09/2020 00:12
 (crédito: Robert Magno/Apontador de Estrelas)
(crédito: Robert Magno/Apontador de Estrelas)

A Lua ocultará Marte na madrugada de sábado para domingo (6/9) e fenômeno poderá ser visto a olho nu. O Observatório Nacional transmitirá, em seu canal do Youtube, imagens captadas por parceiros do momento em que os astros se sobrepõem visualmente.

Assista, abaixo, à transmissão do Observatório Nacional:

A ocultação ocorrerá por volta da 0h, mas momentos mais interessantes de serem observados são quando o planeta some e reaparece. Mesmo antes de o fenômeno ocorrer, brasilienses admiravam o brilho intenso e tons avermelhados do satélite da Terra.

 

O horário exato do fenômeno varia de local para a local. Especialistas recomendam equipamentos especiais para uma melhor visualização, mas transmissão do ON trará imagens em alta qualidade. As ocultações não são eventos raros, podendo até acontecer várias vezes por ano - ela ocorreu, pela última vez, em 9 de agosto. Contudo, a próxima ocultação de Marte pela Lua visível no Brasil ocorrerá somente em fevereiro de 2026.

A transmissão pelo observatório contará com imagens de Apontador de Estrelas, de Chapecó/SC, do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL) e Usina da Ciência UFAL, de Maceió/AL, do Clube de Astronomia e Ciência de Rondônia, e do Grupo de Astronomia do Espaço Ciência Viva (NGC-51), do Rio de Janeiro.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação