Pandemia

Após Ibaneis testar positivo, primeira-dama do DF fará hoje o exame da covid-19

A confirmação foi divulgada pela assessoria do governador na noite nesta terça-feira (8/9). De acordo com nota oficial, o chefe do Executivo local fez o teste junto com um amigo, que também foi diagnosticado com a covid-19. A primeira-dama, Mayara Noronha, fará o exame hoje

Cibele Moreira
postado em 09/09/2020 06:00 / atualizado em 09/09/2020 06:20
 (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press.)
(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press.)

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), testou positivo para covid-19, nesta terça-feira (8/9). A confirmação do diagnóstico foi divulgada pela assessoria do Palácio do Buriti que, em nota, informou que o chefe do Executivo local está com sintomas leves e se recuperando em casa. Ele começou a apresentar sintomas, como febre baixa, coriza e tosse, na madrugada de ontem e, no mesmo dia, fez o exame que apontou a presença do vírus.


De acordo com a assessoria, Ibaneis estava acompanhado de um amigo, que também testou positivo para o novo coronavírus. Os dois passaram o final de semana em Uberaba (MG). A primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social do DF, Mayara Noronha, fará o exame hoje. Um dos filhos, João Pedro, teve o resultado negativo para a covid-19. O chefe do Executivo local seguirá trabalhando normalmente despachando de casa. Hoje, ele deve passar por uma bateria de exames. Ibaneis é o 13º governador brasileiro a receber o diagnóstico da covid-19 (veja Quadro).
Vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto (Avante) teve a doença em junho e está recuperado, após duas internações. Paco Britto foi internado para tratar sintomas da covid-19 em 14 de junho e recebeu a primeira alta em 26 de junho. No entanto, uma semana depois, em 2 de julho, foi internado novamente com quadro de infecção urinária e glicemia alta. Nesta segunda vez, ele permaneceu no hospital por cinco dias. A recuperação lenta teve influência pelas comorbidades que ele tem, como diabetes e pressão alta, o que agravam o quadro de saúde.

Mais 43 mortes

O Distrito Federal registrou mais 43 mortes e 933 novos casos da covid-19 nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, 171.739 pessoas testaram positivo para SARS-CoV-2 na capital. Desses, 91,7% estão recuperados — em números absolutos foram 157.440 curados. Por outro lado, 2.763 pacientes não resistiram e morreram por complicações da doença. Destes, 233 eram moradores de outros estados.
Os óbitos registradas pela Secretaria de Saúde, ontem, ocorreram entre 4 e 8 de setembro. Cinco eram de residentes de municípios goianos: Águas Lindas de Goiás, Novo Gama, Valparaíso e Santo Antônio do Descoberto. A faixa etária com maior número de vítimas foi de 50 a 59 e acima dos 80 anos. Entre moradores da capital, oito eram de Ceilândia e seis, de Taguatinga.


A maior incidência de mortes está entre os homens (59,1%). No entanto, as mulheres são maioria entre os contaminados (53,6%). Pessoas entre 30 e 49 anos foram as que somaram mais ocorrência da doença. Idoso acima dos 80 anos representam o menor índice de infectados, porém eles têm alta taxa de letalidade (26,7%).

Ceilândia

Epicentro da doença no Distrito Federal, Ceilândia chegou a triste marca de 510 mortes pelo novo coronavírus, ontem. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde, que atualizou o número de infectados na região para 21.044 — 82 ocorrências a mais do que o dia anterior. O quantitativo de contaminados em Ceilândia equivale a 14% do total de casos registrados em todo o DF.
Em relação às outras regiões administrativas, Taguatinga aparece em segundo lugar no ranking de cidades com mais infectados. Ao todo, foram contabilizados 13.845 notificações do novo coronavírus. Em seguida, aparece o Plano Piloto, com 13.611 casos e Samambaia (11.169). Outros 6.841 casos não tiveram a região registrada pela Secretaria de Saúde.


As cidades com menor índice de casos são: SIA, com 68 contaminados; Fercal, com 112 ocorrências da doença; e Varjão, com 254 registros positivos para covid-19. O sistema carcerário soma 1.809 resultados positivos para a SARS-CoV-2. Entre os servidores da segurança pública do Distrito Federal, 1.451 foram infectados. E, 5.847 profissionais da saúde foram diagnosticados com a covid-19.

A covid-19 no DF

171.739
casos confirmados

 

157.440

pacientes recuperados

2.530

moradores mortos


Governadores com covid-19

Até o momento, 13 governadores testaram positivo para o novo coronavírus, no Brasil

Wilson Witzel (PSC)Rio de Janeiro
Helder Barbalho (MDB)Pará
Paulo Câmara (PSB)Pernambuco
Renan Filho (MDB)Alagoas
Antonio Denarium (sem partido)Roraima
Renato Casagrande (PSB)Espírito Santo
Mauro Mendes (DEM)Mato Grosso
Carlos Moisés (PSL)Santa Catarina
Belivaldo Chagas (PSD)Sergipe
Eduardo Leite (PSDB)Rio Grande do Sul
João Doria (PSDB)São Paulo
Wilson Lima (PSC)Amazonas
Ibaneis Rocha (MDB)Distrito Federal

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação