Chapada dos Veadeiros

Região da Catarata dos Couros, na Chapada, é transformada em parque

O governador do Goiás, Ronaldo Caiado, assinou decreto que transforma a região em parque: objetivo é aumentar a proteção ambiental da área

Tainá Seixas
Jaqueline Fonseca
postado em 11/09/2020 15:45 / atualizado em 11/09/2020 15:45
A Catarata dos Couros é muito popular entre os frequentadores da Chapada dos Veadeiros -  (crédito: João Carlos Figueiredo/Divulgação)
A Catarata dos Couros é muito popular entre os frequentadores da Chapada dos Veadeiros - (crédito: João Carlos Figueiredo/Divulgação)

O Parque Estadual Águas do Paraíso foi criado nesta sexta-feira (11/9), por decreto assinado pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado. A cerimônia ocorreu às margens da Catarata Rio dos Couros, popular atração turística, entre brasilienses, da Chapada dos Veadeiros.

A 221 km de Brasília, a área fica no município de Alto Paraíso. São cerca de 5,6 hectares de área de conservação, cujas medidas devem ser reforçadas com a criação do parque. Fazem parte dele o Rio dos Couros, Ribeirão São João, córrego Jacobeira e córrego da Tapagem.

A oficialização ocorre após consulta pública da comunidade, que elegeu o nome da área de preservação. O título escolhido, Parque Estadual Águas do Paraíso, teve 39% de votos. Outras duas opções eram Parque Estadual Adílio Augusto Valadão de Miranda (34,1%) e Parque Estadual Cataratas do Couros (23,2%).

Segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) de Goiás, os valores obtidos com a cobrança de ingressos serão revertidos na implantação, manutenção e gestão do parque. Além disso, a pasta prevê aumento de emprego e de renda para a população local.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação