A bancada de deputados federais e senadores do DF enviou ofício ao governador Ibaneis Rocha (MDB) pedindo explicações sobre suspeitas de irregularidades na área de saúde.
A denúncia virou tema de embate da oposição com o atual governo. Os deputados Paula Belmonte (Cidadania), Bia Kicis (PSL) e Érika Kokay (PT) e os senadores José Antônio Reguffe (Podemos), Izalci Lucas (PSDB) e Leila Barros (PSB) solicitam informações sobre a situação funcional da cúpula da Secretaria de Saúde que teve a prisão preventiva decretada na segunda fase da Operação Falso Negativo.
Ibaneis, que se recupera da covid-19, determinou o afastamento do secretário de Saúde, Francisco Araújo Filho, e de outros seis denunciados por fraude à licitação, peculato e organização criminosa. A bancada pede esclarecimento sobre providências internas que porventura tenham sido tomadas para o controle interno pela Corregedoria-Geral do DF.
CPI
A senadora Leila Barros tem defendido a instalação da CPI da Pandemia na Câmara Legislativa. Um requerimento apresentado pelo deputado distrital Leandro Grass (Rede) conta com 13 assinaturas, número suficiente para furar a fila de outras CPIs. Mas o presidente da Câmara, Rafael Prudente (MDB), delegou a decisão para o colégio de líderes.
A Procuradoria-Geral da Câmara deu parecer contrário à criação da CPI. Mas uma posição política é o que conta para o início das investigações.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.