Setembro Amarelo

Centro Olímpico do Riacho Fundo faz Simpósio de Prevenção ao Suicídio

Evento -na tarde desta terça-feira (15) reúne representantes dos Bombeiros, do Centro de Valorização da Vida e do Correio Braziliense

Correio Braziliense
postado em 15/09/2020 13:53 / atualizado em 15/09/2020 13:53
Canal de apoio e acolhimento na prevenção ao suicídio (CVV) terá participação no Simpósio -  (crédito: Monique Renne/Esp. CB/D.A Press. )
Canal de apoio e acolhimento na prevenção ao suicídio (CVV) terá participação no Simpósio - (crédito: Monique Renne/Esp. CB/D.A Press. )

Em meio à programação do setembro amarelo, a equipe pedagógica da Fundação Assis Chateaubriand no Centro Olímpico e Paralímpico de Riacho Fundo I realiza a primeira edição do Simpósio de Prevenção ao Suicídio, um evento 100% on-line que tem como objetivo trazer uma maior conscientização da população sobre esse tema tão delicado que envolve a saúde mental.

Nesta terça-feira, a partir das 15h, três convidados vão apresentar experiências e abordar diferentes pontos de vista sobre o assunto. A abertura do simpósio terá a participação do 1º tenente Ricardo Mendes, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, para falar sobre Intervenção em crise: escuta, abordagem e negociação.

Em seguida, o voluntário Gilson Moura, do Centro de Valorização da Vida (CVV), fará a apresentação CVV: Canal de apoio e acolhimento na prevenção ao suicídio.

Para encerrar o simpósio, a jornalista Carmen Souza, subeditora de Saúde e Ciência do Correio Braziliense e autora do blog Dá Tempo, fala sobre o tema O suicídio na mídia: Reflexões para o cuidado em saúde mental.

Quebrando o tabu

Para uma das organizadoras do evento, a psicóloga Samara Amaral, da Gerência de Apoio Social do COP Riacho Fundo I, é muito importante trazer essas discussões à tona e conhecer as formas de prevenção. “Falar sobre suicídio ainda é um tabu e, ano a ano, a gente tenta desconstruir essa ideia. Conversar sobre isso é, sem dúvida, a solução. Com a pandemia, a gente sentiu a necessidade de criar uma grande mobilização on-line, com uma abordagem esclarecedora sobre esse assunto para promover o acolhimento da comunidade. O simpósio é um espaço para troca de conhecimentos e vivências que vão auxiliar na prevenção de novos casos de suicídio”, explica.

Como participar

O simpósio será realizado na plataforma Google Meet e a participação é gratuita, pelo link.

Centros Olímpicos nas redes sociais

Durante a pandemia, mesmo com as instalações dos Centros Olímpicos e Paralímpicos fechadas para o público, a equipe pedagógica da Fundação Assis Chateaubriand (FAC) vem realizando uma série de ações on-line para estimular a saúde física e mental das comunidades atendidas nas unidades de Ceilândia (Parque da Vaquejada e Setor O), Estrutural, Riacho Fundo I, Samambaia, São Sebastião e Sobradinho.

Acompanhe esse trabalho no Instagram @cop_df e Facebook Centro Olímpico e Paralímpico DF.

Saiba mais sobre o trabalho da Fundação em www.facbrasil.org.br.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação