Os profissionais de saúde do Hospital Regional do Gama (HRG) criaram uma espécie de cápsula que viabiliza monitoramento, alimentação e medicação sem contato direto com o paciente, entre outras vantagens. O equipamento é constituído por armação leve e resistente, feita de cano de PVC e revestida de plástico transparente, materiais que reduzem os custos da produção.
A confecção é de autoria da terapeuta ocupacional Patrícia Rabelo. A peça é inspirada no projeto de cápsula feito pelo Instituto Transire e pela Samel Health Teach, e possui algumas adaptações. O objeto permite a higienização e pode ser utilizado em vários pacientes. E ainda, o sistema usa exaustor e filtros antivirais e antibacterianos, instalados na cápsula, o que cria um ambiente de pressão negativa no interior.
A intenção da equipe é construir mais cápsulas assim que possível. Segundo o site InfoSaúde-DF, o HRG tem 16 leitos de UTI destinados ao tratamento de pacientes com a covid-19.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.