Empresas de entregas por aplicativos e de transporte individual de passageiros terão que oferecer pontos de apoio para os trabalhadores prestadores de serviço em todas as regiões administrativas do Distrito Federal. A lei, de autoria do distrital Fábio Felix (PSol), está publicada da edição do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), desta quarta-feira (23/9).
De acordo com a publicação, cada região administrativa deve contar com, pelo menos, um ponto de apoio destinado aos trabalhadores. Os locais devem abrigar banheiros masculinos e femininos; chuveiros individuais; vestiários; uma sala para apoio e descanso dos trabalhadores, com acesso a internet sem fio e pontos de recarga de celular gratuitos; espaço para refeição; e estacionamento de bicicletas e motocicletas.
As empresas que não cumprirem a determinação estão sujeitas a advertência. Em caso de reincidência, haverá multa e suspensão do cadastro para autorização da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade (Semob) ou no órgão que a suceda, por até 30 dias.
De acordo com o texto, as empresas serão responsáveis pela construção, manutenção e por garantir o funcionamento dos pontos de apoio. Em caso de não cumprimento ou não oferecer o ponto de apoio a empresa pode perder a autorização. A lei entra em vigor 60 dias após a publicação.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.