O Distrito Federal é a unidade da Federação que mais faz testes para detecção do novo coronavírus. A conclusão é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios covid-19, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou, nesta quarta-feira (23/9), dados de agosto.
O levantamento mostrou que 594 mil moradores do DF já realizaram o exame para verificar a presença do vírus no organismo. O número corresponde a 19,4% da população da capital, porcentagem maior do que os 14,4% do estado do Piauí. No país, 8,5% da população foi testada.
Também houve aumento de 2,7 pontos percentuais entre testes realizados no DF entre julho e agosto. Entre as análises de resultados dos exames, foram 85 mil positivos em julho e 124 mil em agosto. O DF está na terceira posição das unidades da Federação com mais testes reagentes para a doença, atrás de Roraima e do Amapá.
A PNAD também mostrou que, quanto maior o nível de escolaridade e de renda, maior é o percentual de testagem. “Entre a população com ensino superior completo ou pós-graduação, o percentual estimado de pessoas testadas no DF chegou a 35% em agosto (272 mil); entre as pessoas com rendimento de quatro ou mais salários mínimos, foi de 30% (135 mil)”, divulgou o IBGE.
Até agosto, 269 mil moradores do DF realizaram o teste RT-PCR, que mostraram resultados positivos em 30%, e 261 mil realizaram o exame de sangue, com 9,9% positivos. Também houve 156 mil exames de sangue através da veia do braço, com 19,7% positivos, sendo que uma mesma pessoa pode ter realizado mais de um tipo de teste.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.