Tome Nota

As informações para esta seção são publicadas gratuitamente. O material de divulgação deve ser enviado com informações completas do evento (inclusive data e preço), no mínimo cinco dias úteis antes de sua realização.

Correio Braziliense
postado em 24/09/2020 19:24 / atualizado em 24/09/2020 21:00

CURSOS

Educação executiva
A Faculdade de Tecnologia Senac-DF abre inscrições para 11 novos cursos de educação executiva, voltados para as áreas de tecnologia da informação e gestão. Os cursos de extensão possuem carga horária que variam de 16 a 100 horas e terão início em setembro e outubro, com aulas em plataforma digital. As inscrições devem ser feitas pelo site www.df.se nac.br/faculdade e os estudantes receberão certificado ao final do curso. Alunos e ex-alunos têm desconto de 70% nos cursos da área de TI, e o público em geral terá desconto de 60% para os cursos da mesma área. Mais informações pelo email relacoesins titucionais@df.senac.br ou pelo WhatsApp 9 9823-7675.

Para gestantes
O Hospital Santa Luzia, da Rede D’Or São Luiz, abre inscrições para o curso de gestante. Pensando no bem-estar e na segurança das gestantes, neste período de pandemia as aulas serão realizadas virtualmente, sábado e domingo, das 8h às 12h. O curso é gratuito e indicado para gestantes a partir da 30° semana de gravidez. As inscrições devem ser feitas no site do hospital (www.rededorsaoluiz.com.br/hospi tal/santa-luzia), na aba Serviços/Curso de Gestante. Após o cadastro, será encaminhado um e-mail com link e senha para acesso à sala virtual. As vagas são limitadas.

Cursos gratuitos
O Senac-DF está com inscrições abertas, até 6 de outubro, para cursos gratuitos de qualificação profissional por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG). Serão ofertadas 1.639 vagas em 45 cursos técnicos e de formação inicial e continuada que serão realizados nas unidades de Taguatinga, Sobradinho, Jessé Freire (SCS), Plano Piloto (903 Sul), Gama, Ceilândia, Ações Móveis e TTH (SCS). As inscrições devem ser feitas no site da instituição (df.senac.br/psg/#/con sulta-de-vagas) até a data limite ou preenchimento das vagas ofertadas e do cadastro reserva. Cada candidato poderá se matricular em até dois cursos, desde que sejam realizados em turnos diferentes.

Formação
Estão abertas as inscrições para 160 vagas em cursos de formação inicial e continuada (FIC), do Instituto Federal de Brasília (IFB), câmpus Estrutural, para o 2º semestre de 2020. As ofertas são para os cursos de auxiliar administrativo, espanhol, inglês básico e língua brasileira de sinais (Libras). Para concorrer a uma vaga, basta acessar o site processoseletivo.ifb.edu.br e inscrever-se até o dia 4 de outubro. Para mais informações, acesse o edital em www.ifb.edu.br.

Lives de inglês
A St Giles oferece lives de aulas de inglês, com foco em conversação com interação em tempo real com professores e colegas de turma. Matrículas abertas para crianças, adolescentes e adultos. Quatro aulas experimentais gratuitas. Celular e WhatsApp: 9 8625-5298. Instagram: www.instagram.com/ciistgiles Facebook: www.facebook.com/stgilesbrasil.

Pós-graduação
O Centro Universitário IESB promove o curso de pós-graduação a distância voltado para quem deseja tornar-se youtuber profissional, criando vídeos para a plataforma, e direcionado para quem deseja conhecer e aprofundar conhecimento nas plataformas audiovisuais como ferramenta para os negócios e também entretenimento, além de profissionais de comunicação, marketing, jornalismo, publicidade, artes cênicas e áreas correlatas. O curso tem duração de 15 meses. Como pré-requisito, é preciso ter graduação em curso de ensino superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) em qualquer área. Inscrições e outras informações através do WhatsApp 9 99516249 ou no site https://ead.iesb.br/cursos/pos-graduacao-a-distancia/youtuber.

Línguas
Professor com experiência internacional em três idiomas oferece aulas on-line de inglês, francês e espanhol. Aulas para todos os níveis, com desconto para grupos. Valor: R$ 50 a hora-aula. WhatsApp: 9 9646-7234. Falar com Otávio Vieira.

Matemática básica
O professor Roberto Soares oferece curso de matemática básica para concursos. O curso conta com apostila didática e aulas individuais on-line. A forma de pagamento será combinada com o aluno. Valor: R$ 150. WhatsApp: 9 9687-0441.

Escrita criativa
O Instituto Brasileiro de Estudos do Inconsciente (Ibei) oferece curso prático de escrita criativa por meio de videoaula para grupos de até três pessoas. Serão três encontros virtuais na rede social Skype. Mais informações: 9 9225-3849 (WhatsApp).

Vinhos
A vinícola Concha Y Toro oferece curso de vinhos on-line e gratuito. A empresa, uma das mais famosas produtoras de vinho da América do Sul, decidiu liberar esse curso de vinhos para os amantes da bebida aproveitarem durante a quarentena. O curso é dividido em cinco módulos e está disponível no canal do YouTube https://www.youtu be.com/channel/UCH_ZwYUmBg nMhDzX7e444aA/featured.

Falando de Freud
O Instituto Brasileiro de Estudos do Inconsciente (Ibei) promove curso de aproximação teórica da psicanálise, Falando de Freud. Serão feitas leituras e discussões sobre trechos da obra do psicanalista. O curso é composto por quatro encontros virtuais, por vídeo. Inscrições somente pelo WhatsApp: 9 9225-3849.

OUTROS

Relaxamento
O Eliá Spa oferece atendimento gratuito para profissionais da saúde com a intenção de aliviar a pressão da exaustiva rotina de trabalho neste momento de pandemia. Os médicos que tiverem interesse em fazer o tratamento devem fazer a inscrição no site www.inscrevase.eliaspa.com.br.

Coach on-line
A Coach Criativo oferece atendimento on-line individual e em grupos de até quatro pessoas para suporte emocional, planejamento criativo e alcance de resultados durante a pandemia e no pós-pandemia. Valores com desconto especial em função do período atual. Mais informações: 9 9244-4047 (WhatsApp).

Atendimento psicológico
Um grupo de psicólogas e psicólogos está disponibilizando, voluntariamente, escuta e acolhimento a profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), da assistência social e da segurança pública do Distrito Federal. A modalidade será de atendimento clínico on-line. A iniciativa surgiu por conta da crise do coronavírus no DF. Para agendar atendimento, é preciso entrar em contato pelo WhatsApp 98118-6296. Falar com Rubens Bias.

Educação digital
A professora e fundadora do Centro Universitário IESB, Eda Machado, ao lado do ex-ministro da Educação e atual diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV, José Henrique Paim, realizam o lançamento da pós-graduação em tecnologias emergentes para a sociedade digital. O evento será on-line, em 8 de outubro, às 19h, com o tema Um Olhar para a Educação Digital.




Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Desligamentos programados de energia

BRAZLÂNDIA
Núcleo Rural Curralinho: Fazenda Curralinho, Chácara União, Chácara Santa Luzia, Chácara do Abdias, Chácara Monjolinho, Chácara Fazenda Pé de Serra, Chácara Santa Rosa, Chácara Boa Esperança, Chácara Universo, Chácara Nova Aliança, Chácara São Raimundo, Chácara Espaço Livre, Chácara Primavera nº 7, Chácara dos Irmãos, Chácara Santa Maria, Chácara Rainha nº 04, chácaras 2, 5, 13, 20, das 9h às 16h.

Isto é Brasília

 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
crédito: Ed Alves/CB/D.A Press

Concha do SMU

Localizado no Setor Militar Urbano (SMU), o monumento a Duque de Caxias, conhecido como Concha Acústica, encontra-se em frente ao Quartel General do Exército. Foi projetado por Oscar Niemeyer e faz alusão simbólica ao punho do patrono do Exército brasileiro — um obelisco ao lado remete à espada de Caxias.

Destaques

Tao tai chi

Até domingo, a Associação Being Tao comemora de forma on-line 46 anos de tai chi gratuito, orientado pelo mestre Woo, em Brasília. A celebração contará com a participação de instituições e representantes das diversas práticas orientais, em formatos variados, como depoimentos lives, apresentações artísticas, musicais, demonstrações e práticas, entre outras. Onde: canal YouTube da Praça da Harmonia Universal. Contatos: pracadaharmoniauniversal@gmail.com e 9 9625-7135 ou 9 9221-1898. Programação e horários disponíveis em www.phu.org.br.

Inglês

Aulas particulares de inglês, on-line e presencial. O curso pode ser individual ou em grupo de até quatro alunos, montado pelo próprio estudante. Material incluso. Valores e mais informações: 9 9962-2972 ou e-mail cristianearaujosilvadf@gmail.com.

Saúde mental

O Centro Universitário IESB oferece atendimento psicológico gratuito para a comunidade. As consultas são feitas de maneira remota por alunos do curso de psicologia, supervisionados por professores especializados dos câmpus Oeste (Ceilândia Norte, QNN 31) e Sul (SGAS, quadra 613/614, Via L2 Sul). Mais informações: 3962-4802 (Asa Sul), 3962-4748 (Ceilândia) ou no site www.iesb.br/servicodepsicologia.

Grita geral

 (crédito: Pacífico)
crédito: Pacífico

Paranoá
Corte de energia

A dona de casa Maria Conceição Freitas, 60 anos, moradora do Paranoá, reclamou de uma queda de energia na região onde mora, na última quarta-feira. “Não pode chover que a energia na cidade começa a cair. Nesta semana, fiquei horas sem eletricidade em casa”, conta. “Me pergunto se vão fazer alguma melhoria, não só no Paranoá, como em toda as regiões de Brasília”, finaliza.

» A Companhia Energética de Brasília (CEB) informou que o corte de energia no dia mencionado pela reclamante não foi devido à chuva. A interrupção de eletricidade ocorreu por causa da instalação de um transformador que deixou a quadra 5 do Paranoá sem energia, entre 8h40 e 16h30. O desligamento foi necessário para que o trabalho fosse feito com segurança.


Asa Sul
Obras no SRTVS

O aposentado Benjamin Alves, 68 anos, morador da Asa Sul, entrou em contato com a coluna Grita Geral para reclamar da infraestrutura do Setor de Rádio e TV Sul (SRTVS). “Todo mundo que passa aqui está careca de saber de todos os problemas dessa região. São poucas vagas de estacionamento para muitos veículos. As calçadas também precisam de revitalização, principalmente para quem tem deficiência física”, salienta. “Eu vi, alguns meses atrás, que liberaram uma verba para realizar obras nesse setor, mas até agora nada. Quando vão começar?”, questiona.

» A Secretaria de Estado de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal (SODF) informou que as obras no SRTVS vão começar nos próximos dias. Assim que iniciados, os serviços devem durar 180 dias corridos. A pasta esclareceu que no local serão investidos R$ 4.363.010,98 na readequação do sistema viário, melhorias do sistema de drenagem, pavimentação, paisagismo, sinalização vertical e horizontal, além de calçadas com ênfase na acessibilidade para privilegiar pedestres e pessoas com necessidades especiais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação