Sistema socioeducativo

Visitas às unidades do sistema socioeducativo são retomadas no DF

Em portaria publicada nesta quinta-feira (1º/10), a Secretaria de Justiça autoriza a entrada de um visitante por adolescente ou jovem. A norma já está valendo, mas as unidades precisam fazer cronograma

Adriana Bernardes
postado em 01/10/2020 08:26 / atualizado em 02/10/2020 17:49
 (crédito: Secretaria de Seguran?a Publica/MG)
(crédito: Secretaria de Seguran?a Publica/MG)

A Secretaria de Justiça (Sejus) autorizou a retomada das visitas aos internos do sistema socioeducativo no Distrito Federal. De acordo com o documento, publicado nesta quarta-feira (1º/10), no Diário Oficial, os encontros vão acontecer a cada 15 dias. A portaria já está em vigor. No entanto, os dirigentes das unidades devem elaborar um cronograma de visita. 

De acordo com o documento, o cronograma deve levar em conta o módulo de convivência, distribuindo a quantidade de pessoas em dias e horários diferentes para evitar a aglomeração. Os encontros deverão ocorrer, preferencialmente, em locais arejados, com ventilação natural. O interno beneficiado com saídas sistemáticas, não poderão ser visitados.

Covid-19

Por conta da pandemia de covid-19, várias medidas sanitárias deverão ser adotadas. Quem tiver com pelo menos dois dos sinais ou sintomas da doença, não devem ir ao local (leia abaixo a lista de sintomas). A entrada fica restrita aos visitantes com idade entre 18 e 60 anos, que não pertençam ao grupo de risco para agravamento do novo coronavírus como as gestantes, doentes crônicos, imunossuprimidos, diabéticos, hipertensos, entre outros.

Os parentes dos internos, deverão usar, obrigatoriamente, máscara de proteção, assim como os adolescentes e jovens. Durante a visita, quem retirar o equipamento de segurança, será advertido verbalmente pelos servidores e, em caso de insistência, a visita poderá ser interrompida.

Sintomas ou sinais de covid-19

Febre
Calafrios
Dor de garganta ou de cabeça
Tosse
Coriza
Distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos 
Náusea, vômito e diarreia)
Desconforto respiratório ou pressão persistente no tórax
Se tiver tido contato com alguma pessoa com covid-19 nos últimos sete dias que antecedem a data da visita
Se tiver com diagnóstico positivo para covid-19, ainda que assintomático.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação