IMUNIZAÇÃO

Secretário de Saúde discute opções para compra de vacina contra covid-19 no DF

Em reunião com o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, representante da Opas afirmou que há nove opções de vacina na terceira fase de testes e que há chance de distribuição no primeiro trimestre do ano que vem

Correio Braziliense
postado em 01/10/2020 15:14 / atualizado em 01/10/2020 17:54
Assuntos debatidos no encontro incluíram estrutura e insumos necessários à distribuição da dose -  (crédito: Chaideer MAHYUDDIN/ AFP)
Assuntos debatidos no encontro incluíram estrutura e insumos necessários à distribuição da dose - (crédito: Chaideer MAHYUDDIN/ AFP)

Representantes da Secretaria de Saúde do Distrito Federal e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), reuniram-se para discutir orientações técnicas para a compra de vacinas contra a covid-19. Há nove vacinas na terceira fase de testes, segundo a Opas, e três delas estão na etapa mais avançada, com possibilidade de comercialização no primeiro trimestre de 2021.

No encontro, o secretário Osnei Okumoto pediu informações sobre o andamento das pesquisas das vacinas, os insumos e a estrutura necessários para a distribuição delas, bem como sobre a retomada de cinco pontos aditivos para um termo de cooperação técnica entre os dois órgãos.

A representante da Opas ressaltou que todos os medicamentos precisam ser mantidos em temperaturas muito baixas de armazenamento. A dose, no momento da vacinação, tem de estar entre 2°C e 8°C, ao contrário de outras, que resistem a temperaturas mais altas.

Todos os nove imunizantes estão pré-qualificados pela OMS e para o Fundo Rotatório, criado para atender as necessidades de compra dos países. No entanto, ainda não é possível prever quanto tempo de proteção o medicamento vai garantir nem quantas doses serão necessárias por pessoa. Outra recomendação da Opas é de que a secretaria precisa se atentar ao que se passa na Europa, pois isso pode antecipar ações para o Distrito Federal.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação