Lei sancionada

Brasília ganha plano de estímulo ao desenvolvimento de "cidade inteligente"

Governador Ibaneis Rocha sanciona Lei nº 6.692, de estímulo ao desenvolvimento tecnológico, inovação e criatividade no DF

Hellen Leite
postado em 02/10/2020 11:36 / atualizado em 02/10/2020 13:28
Gilvan Máximo diz que a lei vai ajudar na implantação das Tecnologias de Cidades Inteligentes -  (crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press)
Gilvan Máximo diz que a lei vai ajudar na implantação das Tecnologias de Cidades Inteligentes - (crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press)

De olho no conceito de cidade inteligente, foi sancionada nesta sexta-feira, (2/10), a Lei nº 6.692, que estabelece o Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI). De autoria do deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos), o texto prevê medidas e projetos para estímulo ao desenvolvimento científico, pesquisa, inovação e economia criativa. A lei foi assinada pelo governador, Ibaneis Rocha (MDB), e publicada no Diário Oficial do DF.

Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) é uma infraestrutura pela qual diferentes tipos de dispositivos se comunicam entre si ou com outras máquinas para trocar informações. A ideia é que, cada vez mais, o mundo físico e o digital se tornem um só. Na prática, significa uma janela para o desenvolvimento de carros autônomos, casas automatizadas, sistemas de reaproveitamento de água e ciclovias inteligentes, por exemplo.

O plano do Distrito Federal cita a capacitação profissional relacionada ao desenvolvimento de aplicações de IoT e a geração de empregos na economia digital. O texto prevê ainda a parceria entre os setores público e privado para a implementação da tecnologia das coisas no DF.

Ao menos quatro setores devem ser diretamente beneficiados com a implementação do plano, já que a lei obriga a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti) a indicar a aplicação de soluções de IoT, no mínimo, em ambientes de Saúde, Cidades, Indústrias e Rural.

Segundo o secretário da Secti, Gilvan Máximo, a lei irá reforçar as ações que já se iniciaram, como, por exemplo, a da implantação das Tecnologias de Cidades Inteligentes, uma das prioridades apontadas no Plano, e o Wi-fi Social.

“Diversas ações conduzidas pela Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal (Fap-DF) também se relacionam com o tema, tais como o Desafio DF e o Start BSB, que não são específicos para IoT, mas podem contemplar essas tecnologias nas ações apoiadas”, comentou Máximo.

Câmara vai acompanhar sistema

O plano também estabelece a criação de uma câmara de gestão para acompanhar o desenvolvimento de todo o sistema. O grupo será composto pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri), Secretaria de Saúde e Secretaria de Estado de Relações Internacionais do DF.

Representantes de associações e entidades públicas e privadas ligados ao setor da tecnologia também poderão participar das reuniões da câmara, contando que sejam convidados pelo presidente da Secti.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação