Fogo

VÍDEO: Parque da Chapada dos Veadeiros fecha por causa de incêndio

Bombeiros, brigadistas, ICMBio e voluntários trabalham no combate às chamas na Chapada dos Veadeiros

Mariana Machado
postado em 02/10/2020 12:44 / atualizado em 02/10/2020 20:20
Incêndio atinge Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros -  (crédito: Arquivo Pessoal)
Incêndio atinge Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros - (crédito: Arquivo Pessoal)

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está fechado para acesso de visitantes, a partir desta sexta-feira (2/10), devido aos incêndios que consomem a vegetação. Segundo a SociParques, concessionária que administra o local, o fechamento deve permanecer até, pelo menos, domingo (4/10).

Nas redes sociais, a empresa informou que o fogo está próximo à área de visitação. "Brigadistas de incêndio do Parque e voluntários, coordenados pelo ICMBio, atuam desde a manhã de quinta-feira para que o fogo seja controlado o quanto antes e cause os menores danos ao local e à região."


O Correio procurou o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e aguarda posicionamento.

Voluntários

Enquanto os incêndios florestais seguem castigando o cerrado, brigadistas voluntários trabalham para combater o fogo que consome a Chapada dos Veadeiros. Para manter o trabalho, no entanto, eles pedem ajuda com infraestrutura, alimentos, bebidas e combustível.

A Associação Rede Contra Fogo criou pontos de doações em Brasília e na Vila São Jorge, para quem quiser ajudar. As doações mais urgentes são de alimentos para lanches rápidos e fáceis de carregar, equipamentos de segurança para o combate e combustível.

Os voluntários montaram uma lista com sugestões de lanches, incluindo biscoitos, pão de forma, sucos, frutas e água. Os voluntários também aceitam doações em dinheiro, mas, pela dificuldade de encontrar os equipamentos, pedem que, quem puder, faça as doações do material já comprado.

Pontos de entrega de doações em Brasília

404 Sul
Renata Leal - (61) 99253 - 5153

705 Norte
Vinicius - (61) 98199-4915

206 Norte
Manifesto Coworking
3247-5284

Pontos de entrega de doações na vila São Jorge

Pousada Shanti
(62) 99968 - 1569
Rua 3 Quadra 10 Lote 1

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação