INCÊNDIO

Incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros já atingiu 9 mil hectares de vegetação

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Goiás o número equivale a 3% de toda a vegetação

Thais Umbelino
postado em 03/10/2020 22:21 / atualizado em 05/10/2020 06:48
Incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros já atingiu 9 mil hectares de vegetação  -  (crédito: Divulgação/CBMGO)
Incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros já atingiu 9 mil hectares de vegetação - (crédito: Divulgação/CBMGO)

O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), reforçaram neste sábado (3/10) efetivo para o combate ao fogo que consome as vegetações do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e da Área de Preservação Ambiental (Apa) Pouso Alto. Apenas hoje foi realizado o lançamento aéreo do total de 320 mil litros de água.

Levantamento da equipe indica que, até o momento, cerca de 9 mil hectares de vegetação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foram danificados, o que representa 3% do total. Além disso, mais 34 mil hectares foram consumidos pelo fogo na Apa Pouso Alto, o que representa 4% da área total.

O Comando Unificado do incidente considera a previsibilidade de extinção das linhas de fogo nos próximos dias e o SociParques, concessionária que administra o Parque Nacional, prevê que o fechamento do local permaneça até este domingo (4/10).

“O objetivo na APA é debelar os focos existentes evitando o avanço para as áreas naturais sensíveis e ocupações humanas. No Parque Nacional o objetivo é impedir que o incêndio salte o rio Preto e alcance também sua margem esquerda tomando assim novas proporções”, explicou o comando, em boletim informativo. Os combatentes permanecem em campo no período noturno realizando o combate direto.

  • Incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros já atingiu 9 mil hectares de vegetação
    Incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros já atingiu 9 mil hectares de vegetação Divulgação/CBMGO
  • A equipe de combate ao incêndio foi reforçada neste sábado
    A equipe de combate ao incêndio foi reforçada neste sábado Divulgação/CBMGO
  •  Apenas hoje foi realizado o lançamento aéreo do total de 320 mil litros de água.
    Apenas hoje foi realizado o lançamento aéreo do total de 320 mil litros de água. Divulgação/CBMGO

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação