máscaras

Evite o coronavírus, evite a multa! Use máscara

O Correio preparou um guia sobre o uso das máscaras para proteção contra a covid-19. Saiba qual a importância de continuar usando a proteção

Thalyta Guerra*
postado em 05/10/2020 15:46 / atualizado em 05/10/2020 16:46
O uso de máscara ajuda a evitar a disseminação do vírus tanto em locais abertos quanto em áreas fechadas -  (crédito:  Minervino Júnior/CB/D.A Press)
O uso de máscara ajuda a evitar a disseminação do vírus tanto em locais abertos quanto em áreas fechadas - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

Com bares, restaurantes, parques e igrejas liberadas, a máscara de proteção contra o coronavírus se tornou um acessório indispensável para quem quer sair de casa. Para a professora Cristina Ribeiro, 38 anos, a adoção dessa forma forma de proteção vai além de um dever individual, faz parte de uma questão social. “Usar a máscara é me proteger e proteger os pessoas próximas a mim, só assim diminuímos o risco de contágio e evitamos a propagação do coronavírus”, afirma. Ela está trabalhando em casa, no entanto, quando precisa sair substitui a máscara pelo menos de 2 em 2 horas. “Tenho mais ou menos 30 máscaras, a maioria delas é de dupla camada de tecido. Também tenho máscaras de malha que uso para fazer caminhada. Elas têm o tecido mais leve”, considera.

A proteção também se tornou um dos acessórios obrigatórios no dia a dia da estudante Anne Campos, 26 anos. “Eu carrego sempre uma máscara reserva, tenho mais ou menos dez máscaras”, conta. “O uso da máscara é muito eficiente, principalmente para quem já está contaminado e não sabe disso”, conclui.

O isolamento social ainda é a maneira mais eficaz para se evitar a contaminação pelo novo coronavírus. No entanto, quando é inevitável não ter contato com outras pessoas na rua ou em ambientes com grande movimentação de pessoas, a recomendação das autoridades sanitárias é para que todos usem a máscara de proteção facial cobrindo totalmente a boca e o nariz.

No Distrito Federal, entre 23 de março e 27 de setembro, a Secretaria DF Legal flagrou mais de 80 mil pessoas que ignoravam o uso de máscaras de proteção. Além do alerta, o órgão multou outras 148 pessoas pelo descumprimento do protocolo de combate à covid-19. É importante lembrar que a utilização do acessório é obrigatório, e pode gerar multa de R$ 2 mil a R$ 4 mil. Mas será que os brasilienses estão usando a máscara da forma correta? Veja quais os cuidados devem ser adotados ao usar a máscara de proteção contra a covid-19.

11 perguntas para o médico infectologista, Hemerson Luz

1- Por que é importante manter o uso da máscara? O quão estamos protegidos?

Sabemos que a máscara nos protege de participar da cadeia de disseminação do vírus. Quando eu uso a máscara não passo o vírus para outras pessoas e quando outras pessoas utilizam a máscara não vão passar o vírus para mim.

2-O distanciamento social precisa ser respeitado mesmo com o uso da máscara?

Mesmo sendo a máscara uma barreira importante que impede a disseminação do vírus devemos dobrar os procedimentos de segurança, por isso temos que manter o distanciamento entre as pessoas para assim evitar que partículas virais que tenham sido expelidas na fala ou na tosse alcancem uma pessoa suscetível.

3- Como sei se minha máscara está me protegendo?

A máscara como medida protetora, deve estar limpa, sem a presença de sujidades em sua superfície e seca, isto é, sem umidade presente.

4- Qual o jeito certo de higienizar as máscaras? 

As máscaras reutilizáveis de tecido podem ser lavadas na máquina de lavar junto com as outras roupas pois, o sabão já tem capacidade de ativar as partículas virais que possam estar presentes em sua superfície. Assim, as máscaras podem ser lavadas com as roupas na rotina de cada residência.

5- De quantas em quantas horas ela precisa ser trocada?

Via de regra, a máscara deve ser trocada entre duas a quatro horas de uso. Isso vai depender do quanto a pessoa que está utilizando fala, pois falar aumenta a umidade na máscara diminuindo a durabilidade de proteção.

6- Quais são os modelos mais eficientes?

As máscaras de algodão e (do tecido) TNT são mais eficientes, porém hoje há tecidos com efeito antiviral, isto é, com capacidade de ativar o vírus que porventura você deposite na superfície da máscara.

7- Ao comprar máscara na rua, quais cuidados devo ter na hora de higienizar?

De preferência deve-se levar para casa e lavar a máscara antes do uso, pois não sabemos quem manipulou a máscara antes de nós.

8- No caso das máscaras descartáveis, qual é o jeito correto de jogar fora?

Deve se colocar a máscara num saco plástico e amarrar para que não solte.

9- Quais os cuidados devem ser tomados para quem faz atividades físicas com máscaras?

Procurar utilizar máscaras confortáveis e que permitam uma maior respirabilidade, sem perder a capacidade filtrante. Após atividade física a máscara estará úmida e por isso deve ser trocada.

10- Ao se alimentar fora de casa, quais os cuidados devemos adotar em relação à proteção facial?

É o momento no qual devemos ter muita atenção, muitas vezes a máscara pode ser colocada numa superfície potencialmente contaminada, como na própria mesa ou na roupa. O ideal é colocar num saco plástico que tenha um fecho tipo zip. Deve se lavar as mãos antes e após o manuseio da máscara. Jamais colocar a máscara no pescoço ou deixar pendurada na orelha durante a refeição.

11- Como o uso da máscara contribui para a diminuição dos casos de covid-19 no DF?
O coronavírus é transmitido por meio de gotículas que são expelidas quando falamos, tossimos ou cantamos. Ou uso da máscara é uma barreira que impede a circulação do vírus em nosso meio, a prevenção é potencialmente maior quando associamos os cuidados com as mãos e o distanciamento social. Certamente tais procedimentos conseguiram manter a disseminação do vírus compatível com o sistema de saúde preparado para atender os casos mais graves.

 

*Estagiária sob supervisão de José Carlos Vieira

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • A estudante Anne Campos faz parte do grupo que não deixou de usar a máscara.
    A estudante Anne Campos faz parte do grupo que não deixou de usar a máscara. Foto: arquivo pessoal
  • "Usar máscara é questão de responsabilidade social", afirma a professora Cristina Ribeiro, 38 anos.
    "Usar máscara é questão de responsabilidade social", afirma a professora Cristina Ribeiro, 38 anos. Foto: arquivo pessoal
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação