A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) apreendeu um papagaio verdadeiro de aproximadamente 40 anos de idade, na tarde desta segunda-feira (5/10). Após receberem denúncia de criação irregular de ave silvestre, os policiais estiveram em uma casa, na QR 307 de Samambaia, e encontraram o animal.
A ave era mantida em uma gaiola, mas não apresentava sinais de maus-tratos. O proprietário da residência disse não ter licença ou autorização para a criação do papagaio e, portanto, foi informado de que a situação configurava crime contra a fauna. Ele alegou que, após a morte da vizinha, há três meses, ficou com a ave.
Por se tratar de crime de menor potencial ofensivo, o homem assinou um termo circunstanciado de ocorrência, e se comprometeu a comparecer em juízo, quando solicitado. O animal foi encaminhado para o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e, depois, será entregue ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
*Com informações da PMDF
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.