Continua, até 23 de outubro, a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos da área rural do Distrito Federal. Depois disso, é a vez dos animais da zona urbana, até 20 de novembro. A vacina previne a raiva, doença que pode ser fatal.
A aplicação é feita em animais acima de três meses de idade. Aqueles que recebem a vacina pela primeira vez, devem tomar a segunda dose depois de 30 dias. O DF tem cerca de 308,4 mil cães, e 36,6 mil gatos. A expectativa da campanha deste ano é imunizar 80% dessa população.
A Secretaria de Saúde alerta que os animais devem ser conduzidos por pessoas com idade e porte adequados para o manejo e segurança. Felinos devem estar em caixas de transporte. Quem levar o animal deve lembrar de usar máscara e manter o distanciamento na fila, em função das medidas de prevenção ao coronavírus.
No DF, o único caso de raiva humana foi registrado em 1978. O último caso diagnosticado em cães foi em 2000, e, em gatos, em 2001. O vírus da raiva fica presente na saliva de animais infectados e é transmitido principalmente por meio de mordeduras e, eventualmente, pela arranhadura e lambedura de mucosas ou pele lesionada.
A vacina está disponível nas sedes dos núcleos de Vigilância Ambiental, e em postos da área rural. A lista está disponível no site da Secretaria de Saúde.
*Com informações da Agência Brasília
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.