Reconhecimento

Correio é finalista no Prêmio CNT de Jornalismo em duas categorias

O jornal concorre com uma matéria na categoria Impresso e na de Meio Ambiente e Transporte, com duas séries

Caroline Cintra
postado em 07/10/2020 13:46 / atualizado em 07/10/2020 14:55
'Sustentabilidade: O Caminho do Transporte Pós-Pandemia' é uma das séries do Correio que concorre ao prêmio CNT -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press            )
'Sustentabilidade: O Caminho do Transporte Pós-Pandemia' é uma das séries do Correio que concorre ao prêmio CNT - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press )

O Correio Braziliense foi anunciado com um dos finalistas do prêmio Confederação Nacional de Transporte (CNT) nesta quarta-feira (7/10). O veículo concorre nas categorias de Jornal Impresso e Meio Ambiente e Transporte. O resultado final será divulgado em novembro e, devido à pandemia do novo coronavírus, a tradicional festa de entrega da premiação não será realizada.

Concorre na categoria Impresso a reportagem A Logística na Pandemia, assinada pelos jornalistas Adriana Bernardes, Alexandre de Paula e José Carlos Vieira. A matéria foi publicada em 9 de agosto de 2020 e retratou como as empresas de transporte de cargas reinventaram-se em meio à crise provocada pela covid-19 e como tentam se recuperar em momento crítico para a economia.

Na categoria Meio Ambiente e Transporte, o Correio Braziliense é finalista com duas séries. A primeira, Vidas Na Pista, abordou a quantidade de animais silvestres que morrem por ano nas rodovias. Na reportagem, os repórteres da editoria de Brasil Simone Kafruni e Renato Souza falaram sobre os custos desses óbitos para a economia e para a biodiversidade e como poderiam ser evitados com a implementação de corredores ecológicos.

A segunda série, Sustentabilidade: O Caminho do Transporte Pós-Pandemia, assinada pelos jornalistas Adriana Bernardes, Mariana Niederauer e Walder Galvão, relatou o isolamento social provocado pela disseminação do novo coronavírus com enfoque em maneiras de aprimorar as formas de locomoção nas regiões do Distrito Federal.

Prêmio CNT

Esta é a 27ª edição do Prêmio CNT de Jornalismo. Foram escolhidos 30 trabalhos finalistas, entre reportagens e fotografias. As reportagens foram escolhidas pela Comissão Organizadora e avaliadas por um grupo de pré-selecionadores, composto por cinco jornalistas com atuação acadêmica.

O prêmio é dividido em seis categorias - impresso, internet, televisão, rádio, meio ambiente e transporte e fotografia. Agora, os finalistas serão avaliados pela Comissão Julgadora, formada por jornalistas experientes e um especialista em transporte. O resultado sai em novembro.

Prêmio Vladimir Herzog

O Correio Braziliense também foi anunciado como finalista do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, nesta quarta-feira (7/10), com a série Histórias de Consciência, publicada em novembro de 2019. As reportagens traziam a trajetória de mulheres e homens negros que fazem a história no Distrito Federal.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Correio Braziliense é indicado em duas categorias do Prêmio CNT de Jornalismo
    Correio Braziliense é indicado em duas categorias do Prêmio CNT de Jornalismo Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • O músico Marcelo Café se apresenta desde a primeira edição
    O músico Marcelo Café se apresenta desde a primeira edição Foto: Telmo Ximenes/Divulgação
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação