Tecnologia

Novo aplicativo da Caesb permite o acompanhamento dos serviços

Serviços como revisão de conta, alteração da data de vencimento, troca de titularidade, informar vazamento, entre outros, podem ser solicitados e até realizados na plataforma

Correio Braziliense
postado em 07/10/2020 18:10 / atualizado em 07/10/2020 18:10
Novo aplicativo de autoatendimento vai incrementar serviços oferecidos digitalmente -  (crédito: divulgação / Caesb)
Novo aplicativo de autoatendimento vai incrementar serviços oferecidos digitalmente - (crédito: divulgação / Caesb)

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) reformulou o aplicativo de serviços em autoatendimento ofertado para a população desde 2015. De fácil navegação, os usuários poderão solicitar e até resolver demandas diretamente pela plataforma.

Com a mudança, não será mais necessário inserir o número da inscrição do imóvel toda vez que for acessar o sistema. Porém, o cliente deverá criar um login na primeira utilização com todos os dados. Será também vinculado ao perfil do usuário uma lista com os imóveis no qual a pessoa já teve vínculo de responsabilidade financeira.

Produzido pelos próprios empregados da área de Tecnologia da Informação da Caesb, o novo aplicativo permite o acompanhamento de todas as solicitações feitas à Companhia, independentemente do canal em que ela foi aberta, sendo possível, inclusive, verificar o andamento do pedido.

A plataforma conta ainda com informações mais próximas dos usuários, evitando termos técnicos e as atualizações do app são realizada de forma simultânea entre os sistemas Android e IOS.

De acordo com a chefe da área de Tecnologia da Caesb, Márcia Sabino, a reformulação completa do aplicativo faz parte do plano de transformação digital e inovação da Caesb. “O objetivo é prestar um melhor atendimento ao cidadão ao reduzir a burocracia, simplificar o acesso e diminuir o tempo de espera para obtenção dos serviços”, afirma Márcia.

Para a secretária-geral da companhia, Claudia Marques, o novo aplicativo reflete o caminho que a empresa tem traçado na busca pela inovação. “Recentemente, a Caesb foi consagrada como uma das 100 empresas mais inovadoras do país. O melhor disso tudo é saber que são soluções desenvolvidas pelos próprios empregados. O aplicativo é mais uma modernidade que entregamos à população.”

De julho de 2019 a junho de 2020, foram abertas cerca de 37 mil ordens de serviço pelo aplicativo da Empresa, disponível para a população desde 2015. Os pedidos mais solicitados foram: segunda via de conta, desobstrução de esgoto, verificação de falta d´água e vazamento na rua e em hidrômetros.

Segundo o superintendente comercial da Caesb, Diego Rezende, a mudança na plataforma ofertada à população possibilita a continuidade dos registros de serviços e o acompanhamento remoto das solicitações, tirando a necessidade de o cliente se deslocar para o atendimento presencial.


Serviços oferecidos pelo app

O aplicativo disponibiliza atualmente inúmeros serviços, além de um link para a simulação da tarifa e outro para a Carta de Serviços: revisão de conta, alteração da data de vencimento, alteração de titularidade, informar vazamento na rua com uso de GPS, segunda via de conta, consultar e informar falta d´água, vazamento no hidrômetro, desobstrução de esgoto, consumo de água, situação dos protocolos, mapa de balneabilidade e cartilha caça-vazamentos.

Para baixar o aplicativo no sistema Android, clique aqui

Para baixar o aplicativo no sistema iOS, clique aqui


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação