Política

TRE vai oficiar CLDF sobre afastamento de José Gomes antes de recursos

Defesa do parlamentar diz que vai tentar reverter decisão no STF; vaga deve ser ocupada por Luzia de Paula (PSB)

Washington Luiz
postado em 07/10/2020 18:25 / atualizado em 07/10/2020 20:59
TRE não vai esperar julgamento de recursos para avisar a CLDF -  (crédito: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)
TRE não vai esperar julgamento de recursos para avisar a CLDF - (crédito: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) não vai aguardar o julgamento dos recursos ainda cabíveis para comunicar a Câmara Legislativa do Distrito Federal sobre o afastamento do deputado José Gomes (PSB). Nessa terça-feira (6/10), após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manter a cassação do parlamentar, a defesa do distrital informou que iria questionar a decisão por meio dos embargos de declaração e apresentar um recurso extraordinário no Supremo Tribunal Federal (STF).

“O TREDF foi comunicado da decisão do colendo TSE sobre a cassação do deputado José Gomes. Tão logo tome conhecimento do inteiro teor do acórdão tomará as providencias pertinentes de acordo com a legislação eleitoral vigente”, disse, em nota, o presidente do TRE, Humberto Adjuto Ulhôa.

Por unanimidade, os ministros do TSE reconheceram que houve abuso de poder econômico na campanha do parlamentar em 2018. Segundo a denúncia do Ministério Público Eleitoral (MPE), o empresário teria ameaçado demitir os empregados de sua empresa caso não votassem nele nas eleições para distrital. O processo foi aberto a partir de uma representação apresentada pelo deputado distrital Chico Vigilante (PT).

Quando o caso foi julgado pelo TRE, em dezembro de 2019, os desembargadores entenderam que o fato foi comprovado por meio de cópias de mensagens de WhatsApp, enviadas aos cerca de 10 mil empregados que trabalham na empresa Real JG, além de áudios e vídeos de reuniões em que as ameaças teriam sido feitas.

No lugar de José Gomes, deve assumir a ex-deputada Luzia de Paula (PSB).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação