Políticas públicas

Alojamento para pessoas em situação de rua, no autódromo, continua por mais 90 dias

GDF decidiu prorrogar o contrato com a organização responsável pelo espaço. Acolhimento proporciona camas, além de espaço para comer, tomar banho e lavar roupa

Correio Braziliense
postado em 07/10/2020 22:56 / atualizado em 07/10/2020 23:07
 (crédito: Paulo H. Carvalho/Agencia Brasilia               )
(crédito: Paulo H. Carvalho/Agencia Brasilia )

O alojamento provisório para acolher situações de rua, montado no Autódromo Internacional de Brasília vai continuar por mais 90 dias. O Governo do Distrito Federal (GDF) prorrogou o contrato com a organização responsável por mais 90 dias.

O espaço foi montado durante o período da pandemia e o novo acordo permanece em vigor até 1º de janeiro de 2021. Ele começou a operar em abril e tem capacidade para atender até 200 pessoas. Até o momento, 792 pessoas receberam acolhimento no local.

No alojamento, quem chega tem direito a cama, armário, banheiro, lugar para tomar banho, para lavar a roupa, fazer as refeições diárias, além de espaços de lazer e oficinas de capacitação profissional. Eles também são assistidos por uma equipe multidisciplinar.

A equipe psicossocial encaminhou, desde abril, 11 pessoas para instituições de longa permanência para idosos, e auxiliaram em 30 reintegrações familiares. Três acolhidos conseguiram ingressar no mercado de trabalho formal, e 70, no informal.

Acolhimento

Há ainda um alojamento temporário em Ceilândia, cada um com 200 vagas. No entanto, o contrato com o Instituto Mãos Solidárias, responsável pelo espaço, está prestes a ser finalizada. Nesses locais, as pessoas recebem máscaras de proteção, podem tomar banho, comer, dormir, e lavar roupa.

Para conseguir a vaga, basta procurar um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), ou Centro Pop para fazer a inscrição.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação