CALORÃO

Onda de calor: temperaturas no Entorno do DF passam de 40ºC

Em Unaí (MG), a máxima ultrapassou os 40ºC. De acordo com alerta do Inmet desta semana, as altas temperaturas têm relação com onda de calor na região Centro-Oeste

Thais Umbelino
postado em 08/10/2020 20:28 / atualizado em 08/10/2020 20:34
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Enquanto o Distrito Federal registrava recorde histórico de 37,3ºC na tarde desta quinta-feira (8/10), algumas regiões do Entorno ultrapassaram os 40ºC. É o caso do município de Unaí (MG), que registrou máxima de 41,3ºC e umidade do ar em 8%. Já em Goianésia (GO), a temperatura foi de 39º,6ºC.

Nesta semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de "grande perigo" em razão de uma onda de calor em grande parte da região Centro-Oeste, uma parte do Norte e do Sudeste. De acordo com o Inmet, há risco de morte por hipertermia, quando a temperatura corporal sobe além dos 40ºC, o que pode comprometer a saúde ou até mesmo levar à falência de órgãos.

Durante o período, a Defesa Civil aconselha a ingestão de bastante líquido no período de calor, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, uso de hidratante para pele e umidificação do ambiente, além de evitar a ingestão de bebidas diuréticas (café e álcool). Em caso de emergência, é possível contatar as autoridades por meio do telefone 199.


Confira temperaturas máximas registradas pelo Inmet em algumas cidades do Entorno:

Unaí (MG) - 41,3ºC
Goianésia (GO) - 39,6ºC
Cristalina (GO) - 38,6ºC
Buritis (MG)- 30,4ºC



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação