Previsão do tempo

DF atinge maiores temperaturas da história, mas chuva pode vir sábado

Termômetros registraram quinta-feira a maior temperatura da história tanto no DF quanto na região central de Brasília. Nesta sexta-feira, há previsão de máxima de 35ºC

Alan Rios
postado em 09/10/2020 07:51 / atualizado em 09/10/2020 08:22
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

O brasiliense que encara o ano de 2020 tem muita história deste período para contar aos filhos e netos. Os moradores da capital podem falar, por exemplo, que enfrentaram a maior temperatura da história no Distrito Federal, até aqui. Os termômetros atingiram ontem 37.3ºC, o recorde de máxima em toda a série histórica de medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), empatado com o mesmo número registrado em 2017. E, nesta sexta-feira (9/10), o calor continua sem dar trégua.

Os números de quinta-feira (8/10) foram marcantes quando analisado todo o perímetro do DF e quando há um recorte para a região central de Brasília, como explica o meteorologista Olívio Bahia. “A máxima de ontem no DF igualou o recorde histórico de 2017, com 37.3ºC. Já Brasília passou o recorde histórico de maior temperatura da cidade, que era de 36.4ºC em 2015 e chegou a 36.5ºC, ontem”, detalha.

Para hoje a previsão é de que a capital não bata essas marcas, mas o sol continua castigando. A temperatura varia entre 21ºC a 35ºC, enquanto a umidade relativa do ar pode ficar entre 10% e 15% nos períodos mais críticos do dia, geralmente entre 14h e 16h. O céu fica aberto, com poucas nuvens, como vem acontecendo nos últimos dias.

Chuva

O cenário da seca está cada vez mais próximo do fim no DF. “Há uma chance boa de chuva no sábado, mas não vai ser generalizada ainda, será pontual. A perspectiva é de que ela venha a partir de amanhã ao fim do dia e, principalmente, no domingo”, adianta Olívio. A previsão também mostra que ela pode ser forte em algumas regiões, com raios e ventania em alguns momentos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Segundo o Inmet, o DF terá uma temperatura máxima de 31ºC
    Segundo o Inmet, o DF terá uma temperatura máxima de 31ºC Foto: Ed Alves/CB/D.A. Press
  • Seca em Brasilia.
    Seca em Brasilia. Foto: ED ALVES/CB/D.A Press
  • Seca em Brasilia.
    Seca em Brasilia. Foto: ED ALVES/CB/D.A Press
  • Seca em Brasilia.
    Seca em Brasilia. Foto: ED ALVES/CB/D.A Press
  • Seca deve durar, pelo menos, mais cinco dias
    Seca deve durar, pelo menos, mais cinco dias Foto: ED ALVES/CB/D.A Press
  • Calor
    Calor Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • Calor no DF
    Calor no DF Foto: Minervino Júnior/CB/DA.Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação