O processo eleitoral do Iate Clube, o mais tradicional da capital federal, para escolher uma chapa para o conselho deliberativo e para a comodoria será hoje, às 11h. Como forma de prevenir os associados de contaminação pelo novo coronavírus, as eleições serão, pela primeira vez, totalmente virtuais. Quatro chapas disputam os cargos. Para a comodoria, concorrem a Chapa 11 Unir para ser Feliz e a Up Iate 33. Já para atuação no conselho deliberativo, disputam Conselho Independente 500 e Aliança pelo Iate 600.
As eleições do Iate Clube de Brasília costumam ser bastante concorridas. Em 2013, o processo chegou a parar na Justiça devido a um empate entre os concorrentes à comodoria. Para votar neste ano, o associado deverá ter foto de cadastro atualizada, pois uma das etapas de confirmação da identidade consiste no envio de uma selfie para comparação com os dados do titular. Além disso, é necessário estar com os débitos quitados junto à tesouraria.
O processo de votação será realizado por meio de um aplicativo. Após a confirmação dos dados, as chapas homologadas serão apresentadas em formato de múltipla escolha. O sócio poderá escolher uma chapa para conselho deliberativo e uma para a comodoria. Caso prefira, poderá votar em apenas uma das categorias. Concluído o procedimento de votação, será gerado um comprovante. O pleito se encerra às 20h.
Cargos
A comodoria compõe o conselho diretor, responsável pela administração do Iate Clube de Brasília. Com isso, é necessária a integração entre o comodoro, o 1º e o 2º vice-comodoros e os diretores para o processo de gerência do clube. O cargo não autoriza reeleição. A mesa diretora empossada fica no cargo por três anos (2020/2023). Os gestores não ganham qualquer remuneração pelo cargo.
Formada por Newton Marques como comodoro, Vilmar Oliveira, 1º vice-comodoro e Vanessa Corazza como 2ª vice-comodoro, a chapa Up Iate 33 tem como objetivo transformar o Iate em um clube voltado para a sociedade. “O objetivo é promover diversos eventos que chamem a atenção do público. Nós queremos um relacionamento mais próximo com os sócios, além de resgatar a juventude”, explicou Newton Marques.
Já a Chapa 11 é composta por Flávio Pimentel, como comodoro, Maurílio Santinello no cargo de 1º vice-comodoro e Cecília Moço, como 2ª vice-comodoro. As propostas do grupo estão baseadas em cinco pilares, que se resumem em garantir esporte e lazer a todos, revitalizar o espaço e digitalizar os serviços para os associados. “Estamos muito confiantes. Todos os integrantes da chapa possuem experiência e vamos atuar para garantir melhorias e mudanças positivas no clube”, disse Flávio Pimentel.
No conselho deliberativo, a função é de representar o sócio. Composto por 40 vagas de conselheiros efetivos e 20 vagas de suplentes de conselheiro, o órgão legislativo tem o objetivo de fiscalizar, discutir e aprovar as propostas do conselho diretor. As chapas Conselho Independente 500 e Aliança pelo Iate 600 são as concorrentes deste ano.
“Uma chapa heterogênea, composta por sócios experientes e representantes mais jovens, de todos os setores do clube”, define-se a chapa Aliança pelo Iate 600. De acordo com Carlos Ferreira, um dos candidatos, a chapa foi formada por integrantes de diversas áreas do clube para abranger, ao máximo, a todos. “Ouvimos os principais interesses de todo mundo. O momento do clube, agora, é de união, de agregar todas as pessoas, tornar um lugar legal para se viver e fazer com que os sócios sejam ouvidos”, declarou.
A chapa do Conselho Independente 500 intitula-se como “defensora do interesse coletivo e da coerência na governança corporativa do Iate”. O objetivo da chapa é não ter qualquer vínculo com a comodoria. “Quem executa, não fiscaliza”, explica o atual presidente do conselho deliberativo Oscar Lóssio, apoiador da chapa. “Vamos nos manter no cargo, sempre com o objetivo de legislar para o associado e fiscalizar com rigor”, descreveu.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.
Duas perguntas para
Rudi Finger, comodoro do Iate
Qual a expectativa para as primeiras eleições virtuais e
por que esse é um momento histórico para o clube?
Esta será a primeira vez na história do Iate que realizaremos as eleições gerais de forma virtual, com o objetivo de proteger a saúde dos associados neste momento de pandemia. Contratamos uma empresa especializada em tecnologia para dar o suporte necessário para a hospedagem segura do aplicativo, para evitar a possibilidade de invasão do sistema. Todo o processo eleitoral está sendo submetido à auditoria externa contratada pelo Iate. Contratamos empresas de gabarito e de grande experiência. Estamos trazendo o que há de mais seguro em termos de eleições on-line para garantir a segurança e sigilo no processo.
Qual a importância dessa transição da mesa diretora (comodoria)?
A manutenção do padrão Iate Clube de Brasília, que está bem elevado, inclusive em nível nacional. Hoje, o Iate é considerado um dos melhores clubes do Brasil.