Previsão do tempo

Calor continua, mas Inmet prevê pancadas de chuva nesta terça

Período chuvoso vai se intensificar na próxima semana, com volume mais regular

Jéssica Moura
postado em 13/10/2020 07:55 / atualizado em 13/10/2020 07:56
 (crédito: Ed Alves/CB/DA Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA Press)

Nesta terça-feira (13/10), o Distrito Federal amanheceu com o céu nublado e deve se manter assim até o fim desta semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na madrugada, a temperatura mínima em todas as estações foi de 18°C, e a máxima deve chegar aos 31°C. Já a umidade do ar atingiu a taxa de 95% e à tarde, deve registrar níveis de 30%.

A combinação de altas temperaturas e umidade elevada reforça a previsão de pancadas de chuva com trovoadas e rajadas de vento para a tarde desta terça. Apesar das chuvas, a sensação ainda é de calor. "É um período mais quente e por causa da umidade, dá a sensação de mais abafado", diz o meteorologista Heráclio Alves.

O especialista explica que essa condição climática é típica do início do período chuvoso, o que favorece as precipitações. "Estamos entrando no período mais chuvoso do Centro-Oeste, sempre há uma irregularidade nesse início".

Ele destaca ainda que, nesta semana, as chuvas devem ocorrer de maneira isolada em pontos específicos da cidade e de maneira intensa. "Não se descarta, em algumas áreas, a queda de granizo por conta dessa condição instável. Tem essa irregularidade que é bem característica dessa época", afirma. "A regularidade maior está para a última semana do mês de outubro", ressaltou Heráclio.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Segundo o meteorologista do Inmet, Olívio Bahia, o DF terá baixas chances de chuva, apesar da umidade do ar entre 100% e 50%.
    Segundo o meteorologista do Inmet, Olívio Bahia, o DF terá baixas chances de chuva, apesar da umidade do ar entre 100% e 50%. Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
  • céi nublado e carros na rua
    céi nublado e carros na rua Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação