Lixo

Programa investe em gestão e descarte correto de lixo eletrônico

Programa do GDF busca conscientizar o descarte correto de materiais eletrônicos e promove ações educativas que contribuem para democratizar o acesso à tecnologia

Correio Braziliense
postado em 14/10/2020 10:19 / atualizado em 14/10/2020 13:32
O programa visa a preservação do meio ambiente, assim como a capacitação de jovens de baixa renda -  (crédito: Foto divulgação)
O programa visa a preservação do meio ambiente, assim como a capacitação de jovens de baixa renda - (crédito: Foto divulgação)

Lançado nesta quarta-feira (14/10) e batizado como Reciclotech, o programa de inclusão digital da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (Secti) tem como objetivo potencializar a gestão inteligente de resíduos eletrônicos. O evento de lançamento foi na Sede da ONG Programando o Futuro, no Setor de Indústria Gama. O evento de lançamento foi na Sede da ONG Programando o Futuro, no Setor de Indústria Gama, com a presença do governador Ibaneis Rocha (MDB).

"Esse projeto será expandido para as regiões administrativas, vamos lotear pelo menos oito regiões administrativas, e vamos levar esse projeto até o final do nosso governo, contando com a participação da sociedade", disse Ibaneis.

O Reciclotech atua na conscientização do descarte correto de materiais eletrônicos, promovendo uma série de ações educativas que contribuem para democratizar o acesso à tecnologia por meio do recondicionamento e da doação de equipamentos.

O programa também tem como foco a proteção do meio ambiente por meio do desfazimento correto e da coleta seletiva, além da capacitação de jovens de 14 a 18 anos, de baixa renda, em cursos voltados para a tecnologia. “O Reciclotech nasce na vontade expressa no plano de trabalho da gestão de tornar Brasília uma cidade inteligente”, afirma o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo.

O projeto segue a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que define a logística reversa como um instrumento de desenvolvimento econômico e social ao investir na coleta e restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial. Uma vez restituído, esse material pode ser reaproveitado em diversos ciclos produtivos ou ganhar outra destinação ambientalmente adequada. O DF atualmente é a única capital da Federação com programa ativo de logística reversa e Economia circular.

“Vamos facilitar o acesso e a capacitação de pessoas de baixa renda nas tecnologias da informação e comunicação, vamos formar mais de mil jovens por ano aqui neste centro com cursos de informática básica, manutenção de computadores, redes robóticas. Esses formação tecnológica abrirá muitas oportunidades de emprego, inclusive para que esses alunos consigam o seu primeiro emprego”, afirmou o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo.

O Reciclotech Drive-Thru irá recolher materiais sem uso. Itens como computadores, monitores e aparelhos celulares e todo tipo de eletroeletrônico serão reciclados e doados a escolas e bibliotecas para suprir o déficit dos alunos que não têm como acessar os conteúdos de educação on-line que o governo tem disponibilizado.

Acesse o site do programa e saiba onde encontrar um ponto de descarte ou onde estarão as unidades móveis do Reciclotech.

*Com informações da Agência Brasília

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação