Meio Ambiente

Onça resgatada de incêndio no Pantanal recebe alta médica

Ousado foi resgatado em setembro e estava recebendo tratamento no Entorno do Distrito Federal para as patas queimadas, devido aos incêndios no Pantanal

Correio Braziliense
postado em 15/10/2020 00:13 / atualizado em 15/10/2020 00:14
 (crédito: Material cedido ao Correio)
(crédito: Material cedido ao Correio)

Ousado, uma onça resgatada dos incêndios florestais no Pantanal, recebeu alta médica na segunda-feira (12/10). Ele se recuperava na Nex no Extinction, um criadouro científico para fins de conservação que funciona em Corumbá (GO), no Entorno do Distrito Federal, desde 13 de setembro.

O animal ainda está na Nex, aguardando os órgãos competentes - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Centro de Triagem de Mato Grosso, Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso e a Marinha do Brasil - buscarem o animal e devolvê-lo ao Pantanal, quando for possível.

De acordo com a coordenadora de projetos e atividades, Daniela Gianni, quando buscarem Ousado, ele será sedado uma última vez para colocar um GPS de monitoramento no bicho. “Para acompanharmos ele por um ano e termos a certeza de que ele ficará bem”, explica a coordenadora.

Ousado chegou à instituição com 70 kg e passou pelos tratamentos de ozônioterapia e laserterapia. O animal era figura conhecida no Pantanal, e recebeu o nome porque sempre se exibia para os turistas. A aplicação de ozônio, laser, além de pomadas homeopáticas ajudaram o bicho a recuperar a pele queimada das patas.

A organização também cuida, atualmente, de Amanaci, que chegou ao local em 21 de agosto. O tratamento dela é mais delicado e ainda deve demorar pelo menos um mês até receber alta. O tratamento com células-tronco foi finalizado - há um limite máximo de aplicações que fazem efeito. A equipe de voluntários decide, agora, se começarão a laserterapia e a ozônioterapia ou se seguirão com outro tratamento.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação