Ao contrário da condição climática registrada ao longo da semana, esta sexta-feira (16/10) amanheceu com céu mais limpo: há menos nebulosidade e os brasilienses devem se preparar para o calor. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima no período da tarde será de 34°C. Já a mínima na madrugada foi de 17°C. a umidade do ar vai variar entre 90% e 20%.
Mesmo com poucas nuvens, o instituto não descarta a possibilidade de chuva no fim da tarde. Com a elevação das temperaturas, que tornam o tempo mais instável, o meteorologista Heráclio Alves diz que há chances de pancadas isoladas. "É aquele pacote completo: tempestades com rajadas de vento".
Por isso, ele recomenda que a população tome alguns cuidados se o tempo virar no fim do dia: "Nessa época, a chuva vem acompanhada de ventos mais fortes e raios, as pessoas devem tentar sempre se proteger de forma mais segura: evitar ficar embaixo de árvores, evitar deixar aparelhos ligados direto na rede elétrica, pode haver acidentes nesse momento de tempestades".
Para o fim de semana, Alves destaca que o volume de chuvas deve ser mais intenso, principalmente no domingo, de modo mais generalizado no Distrito Federal, quando o céu deve ficar nublado ao longo de todo o dia. Portanto, para quem planeja curtir o dia ao ar livre, o especialista alerta: "Nessa época, a gente sempre recomenda levar o guarda-chuva na bolsa porque a qualquer momento pode chover, principalmente à tarde".
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.