Imunização infantil

Ceilândia recebe Dia D de Vacinação Contra a Poliomielite

A meta da Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação é imunizar 95% do público-alvo

Correio Braziliense
postado em 16/10/2020 20:45
Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite  -  (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite - (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Dia D de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação acontece neste sábado (17/10) na Administração Regional de Ceilândia, às 9h30. A campanha começou em 5 de outubro e tem a meta de vacinar 95% do público-alvo, estimado em 160 mil crianças menores de 5 anos.

Em queda há cinco anos, as coberturas vacinais não atingem nenhuma meta no calendário infantil desde 2018, quando 99,72% do público-alvo para a BCG, e de 91,33% para o da vacina contra o rotavírus humano foram alcançados. Para ambas, a meta é superar os 90%, patamar que não foi atingido em 2019. No entanto, até 2 de outubro, a taxa de imunização do público-alvo da BCG chegou a 63,88%, e a vacina contra o rotavírus, a 68,46%.

A maior cobertura atingida no calendário infantil até este mês foi na vacina pneumocócica, com 71,98%. No último ano, essa mesma imunização chegou a 88,59% do público-alvo. Entre as 15 vacinas do calendário infantil, o que inclui a segunda dose da tríplice viral e a imunização contra a poliomielite, metade não bate as metas desde 2015.

Poliomielite

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começou em outubro. Em uma semana, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) vacinou 7.314 crianças menores de 5 anos, o que representa 4,5% do público-alvo a ser vacinado.

A procura por vacina, de acordo com a área técnica de imunização da SES-DF, tem sido baixa nos últimos dias. A meta da campanha é vacinar 95% da população desta faixa etária. No DF, estima-se que haja cerca de 160 mil crianças com menos de 5 anos.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação