TOME NOTA

Correio Braziliense
postado em 16/10/2020 22:03

DESTAQUES

Moda
Neste ano, o Senac Fashion Day vai apresentar soluções para o setor do varejo de moda, muito impactado pela pandemia. O evento será on-line, gratuito e aberto a todo o público. A transmissão ocorre pelas redes sociais do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), no YouTube e no Facebook, em 5 de novembro. As inscrições ficam abertas até as 18h de 4 de novembro, pelo link: df.senac.br.

Brasília sexagenária
Formada por uma coleção de registros do fotógrafo sueco Ake Borglund que datam da época da construção da capital federal, a exposição Brasília 60 Anos está aberta ao público. A mostra fica disponível no restaurante Seu Jambu, no Hotel Golden Tulip Alvorada, até 15 de novembro, das 6h às 22h.

CURSOS

Comportamento de consumo
O curso Comportamento de consumo aborda as tendências contemporâneas e os principais conceitos relacionados a hábitos de compra. O conteúdo avalia como a covid-19 tende a impactar relações humanas e a vida do consumidor. As aulas começam em 9 de novembro. Informações: pos.ibmec.br/extensao-pos-pandemia/#cursos_single.

Conversação
A escola St Giles oferece lives de aulas de inglês, com foco em conversação e interação em tempo real com professores e colegas de turma. Matrículas abertas para crianças, adolescentes e adultos. Quatro aulas experimentais gratuitas. Informações: 9 8625-5298 ou pelos sites www.instagram.com/ciistgiles e www.facebook.com/stgilesbrasil.

Compliance
O Ibmec Brasília oferece curso de extensão em compliance e anticorrupção, com conhecimento prático e teórico de diversas questões relacionadas à Lei Anticorrupção. Sábados, das 9h às 12h. Carga horária: 15 horas. Informações: www.ibmec.br/df/cursos/extensao-presencial/direito/compliance-e-anticorrupcao.

Escrita criativa
O Instituto Brasileiro de Estudos do Inconsciente (Ibei) oferece curso prático de escrita criativa, por videoaula, para grupos de até três pessoas. São três encontros virtuais, via Skype. Informações pelo WhatsApp: 9 9225-3849.

Idiomas
Professor com experiência internacional em três idiomas oferece aulas on-line de inglês, francês e espanhol. Módulos para todos os níveis e com desconto para grupos. Valor: R$ 50 a hora-aula. WhatsApp: 9 9646-7234. Falar com Otávio Vieira.

Inglês
Aulas particulares de inglês, on-line e presencial. O curso pode ser individual ou em grupo de até quatro alunos, montado pelo próprio estudante. Material incluso. Valores e informações pelo telefone 9 9962-2972 ou pelo e-mail cristianearaujosilvadf@gmail.com.

Matemática básica
O professor Roberto Soares oferece curso de matemática básica com foco em concursos. O preparatório conta com apostila didática e aulas individuais on-line. Forma de pagamento a combinar. Valor: R$ 150. WhatsApp: 9 9687-0441.

Psicanálise
O Instituto Brasileiro de Estudos do Inconsciente (Ibei) promove o curso de aproximação teórica da psicanálise Falando de Freud. As aulas incluem quatro encontros virtuais, por vídeo, e contarão com leituras e discussões sobre trechos da obra do psicanalista. Inscrições somente pelo WhatsApp: 9 9225-3849.

Vinhos
A vinícola Concha Y Toro oferece curso de vinhos on-line e gratuito. A empresa, uma das mais famosas produtoras da América do Sul, liberou o curso para os amantes da bebida aproveitarem a quarentena. O curso é dividido em cinco módulos e está disponível no canal Concha y Toro Brasil, no YouTube.

OUTROS

Agilidade empresarial
A adaptação, nos dias atuais, torna-se questão vital para todas as organizações. Com base nisso, o curso Business agility — Agilidade empresarial, do Ibmec, apresenta ferramentas e técnicas que auxiliam no desenvolvimento das habilidades necessárias para uma transformação organizacional e individual no pós-pandemia. As aulas começam em 9 de novembro. Informações: pos.ibmec.br/extensao-pos-pandemia/#cursos_single.

Ciência e religião
A Legião da Boa Vontade (LBV) organiza evento on-line para debater os anseios da sociedade frente ao papel da ciência e da religião no contexto da pandemia da covid-19. O encontro ocorre em 19 e 20 de outubro, às 20h. A transmissão será pelo YouTube, mas é necessário fazer inscrição para receber o link de acesso, pelo site www.forumespiritoeciencia.org/inscricao.

Coach on-line
A empresa Coach Criativo oferece atendimento on-line, individual e em grupos de até quatro pessoas, para suporte emocional, planejamento criativo, além de alcance de resultados durante e após a pandemia. Valores com desconto especial. Informações pelo WhatsApp: 9 9244-4047.

Redes sociais
A especialista em comunicação e marketing digital Carla Sampaio oferece, até hoje, consultoria digital a empreendedores, de micro e pequenas empresas. A análise dos meios digitais ocorre de forma integrada e personalizada. Com a avaliação, é possível criar perfis e estratégias mais estruturadas, que melhorem o posicionamento on-line. Agendamento pelo WhatsApp: 9 8404-6743.

Saúde mental
O Centro Universitário Iesb oferece atendimento psicológico gratuito para a comunidade. As consultas ocorrem de maneira remota, conduzidas por alunos do curso de psicologia supervisionados por professores especializados dos campi Oeste (Ceilândia Norte, QNN 31) e Sul (SGAS, Quadra 613/614, Via L2 Sul). Informações: 3962-4802 (Asa Sul), 3962-4748 (Ceilândia) ou pelo site www.iesb.br/servicodepsicologia.

Teatro
A companhia de teatro e circo Marmotagem & Cia transmite espetáculo on-line e ao vivo para driblar a quarentena. A temporada, que começa em 23 de outubro e vai até 1º de novembro, conta com a presença de trupes, coletivos e artistas independentes de Brasília. As sessões do espetáculo começam às 18h no YouTube (youtube.com/marmotagemcia). Informações: facebook.com/MarmotagemCia e instagram.com/marmotagemecia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Isto é Brasília

 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
crédito: Ed Alves/CB/D.A Press

Curvas de concreto

Inaugurada em 31 de maio de 1970, a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida é formada por uma estrutura circular com 16 colunas e área de 70 metros de diâmetro. Desenhada por Oscar Niemeyer, a igreja — famosa no Brasil e no exterior — é considerada um dos principais cartões-postais de Brasília.


O TEMPO EM BRASÍLIA

Muitas nuvens, com possibilidade de chuvas isoladas.

Umidade relativa
Máxima: 75%
Mínima: 30%

A Temperatura
Máxima: 31°C
Mínima: 19°C

(Temperatura em 3 de outubro - Máxima: 33°C e Mínima: 18°C)
(Temperatura em 10 de outubro - Máxima: 33°C e Mínima: 21°C)

O Sol
Nascente: 5h44
Poente: 18h11

A Lua
Crescente: 23 de outubro
Cheia: 31 de outubro
Minguante: 8 de novembro
Nova: 15 de novembro

DESLIGAMENTOS PROGRAMADOS DE ENERGIA

Não há desligamentos programados.

GRITA GERAL

 (crédito: Editoria de arte)
crédito: Editoria de arte

ÁGUAS CLARAS
SIRENE NA MADRUGADA

O leitor Wilbert Neres, 56 anos, morador de Águas Claras, entrou em contato com a coluna Grita Geral para reclamar do policiamento na cidade. “Há alguns anos, um grupo de jovens fica usando drogas, bebendo, fazendo arruaça e perturbando a ordem nas quadras internas residenciais de Águas Claras. A 103 e a 104 são áreas frequentes dessas perturbações. Geralmente, eles se estendem até os fins de semana. Houve até reunião de alguns síndicos da região com a polícia local. A PM afirmou que as rondas noturnas seriam intensificadas, e os jovens, interpelados”, conta. No entanto, o problema do barulho ficou pior, segundo ele, pois os carros da corporação passam pelas ruas por volta das 3h, com a sirene ligada. “Fica parecendo vingança, porque havia reclamações da falta de circulação dos policiais”, acredita Wilbert.

» A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) informou que sempre fez patrulhamento em todas as áreas de Águas Claras. A corporação salientou que o toque de sirene não tem a finalidade de incomodar, mas de inibir delitos, mostrando que a polícia está presente. A PMDF acrescentou que quem presenciar a prática de crimes ou de contravenções penais deve telefonar para o 190.

PLANALTINA
ESGOTO NA RUA

A leitora Guicela Soares, 32 anos, moradora de Planaltina (DF), reclama que uma rede de esgoto estourou em frente à casa dela. “Desde segunda-feira, estou passando por essa situação. Liguei na Caesb (Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal), e não me deram retorno”, relata. Ela afirmou que não anotou os protocolos. “Tenho um brechó em casa que está prejudicado por esse problema. Mas não é só com a gente. Todos os demais moradores da quadra sofrem”, diz.

» A Caesb informou que uma equipe técnica esteve no local indicado pela leitora, na quinta-feira, e que providenciou a desobstrução da rede coletora de esgoto. A companhia destacou que vai providenciar a recuperação do bueiro da rede local, para evitar novos transbordamentos. A empresa comunicou que se mantém à disposição de toda a comunidade para receber demandas por meio da Central de Relacionamento com o Cliente, acessível pelo telefone 115; do aplicativo da Caesb; e da Agência Virtual, no site www.caesb.df.gov.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação