Médicos comemoram o cinquentenário da primeira turma formada pela UnB

Data foi marcada pela publicação de um livro digital homenageando os profissionais que criaram a Faculdade de Medicina da UnB e os primeiros médicos formados por ela

Correio Braziliense
postado em 18/10/2020 16:57 / atualizado em 18/10/2020 17:04
 (crédito: Academia de Medicina de Brasília)
(crédito: Academia de Medicina de Brasília)

Há 50 anos, a Universidade de Brasília (UnB) formava os primeiros médicos estudantes da instituição de ensino. A data não passou em branco para os 41 profissionais laureados na época e nem para os médicos e professores que se engajaram na inauguração da Faculdade de Medicina da UnB.

No início dessa semana, a Academia de Medicina de Brasília (Amed) publicou um livro digital em homenagem ao cinquentenário de formatura desses médicos. O momento não poderia ser melhor, já que antecipou em alguns dias a celebração do dia do médico, neste domingo (18/10). 

O livro tem relatos de professores e estudantes da época, além de textos da Ameb, do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF), da Associação Médica de Brasília (Ambr).Farid Buitrago Sánchez, presidente do CRM-DF, ressalta a importância dos 77 médicos formados na época, já que inauguraram o Hospital Regional de Sobradinho.

Além disso, Sánchez especifica que, entre esses, havia apenas 7 mulheres: "Quando penso nos desafios sociais que enfrentaram nos últimos 50 anos tenho a certeza de que foram privilegiadas de participar de tantas conquistas".

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação