Há 50 anos, a Universidade de Brasília (UnB) formava os primeiros médicos estudantes da instituição de ensino. A data não passou em branco para os 41 profissionais laureados na época e nem para os médicos e professores que se engajaram na inauguração da Faculdade de Medicina da UnB.
No início dessa semana, a Academia de Medicina de Brasília (Amed) publicou um livro digital em homenagem ao cinquentenário de formatura desses médicos. O momento não poderia ser melhor, já que antecipou em alguns dias a celebração do dia do médico, neste domingo (18/10).
O livro tem relatos de professores e estudantes da época, além de textos da Ameb, do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF), da Associação Médica de Brasília (Ambr).Farid Buitrago Sánchez, presidente do CRM-DF, ressalta a importância dos 77 médicos formados na época, já que inauguraram o Hospital Regional de Sobradinho.
Além disso, Sánchez especifica que, entre esses, havia apenas 7 mulheres: "Quando penso nos desafios sociais que enfrentaram nos últimos 50 anos tenho a certeza de que foram privilegiadas de participar de tantas conquistas".
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.